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Referral marketing pode ajudar empresas a ficarem mais conhecidas

Publicado em 19/01/2022 Editoria: News Comente!


Foto: Freepik

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Considerada uma evolução do tradicional boca a boca, a estratégia é uma das tendências para 2022.

Referral marketing é o termo usado para definir a estratégia de divulgação de uma marca, produto ou serviço por meio da indicação. Diferentes estudos apontam para a eficiência da técnica, que é considerada uma espécie de evolução do tradicional boca a boca e está entre as principais tendências do marketing digital para 2022.

 

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen, nove em cada dez consumidores informaram que acreditam mais na sugestão de amigos ou familiares do que nas publicidades. Esta confiança é um dos motivos que levam as empresas a, cada vez mais, buscarem um rosto familiar para as divulgações.

 

A estratégia pode ser feita de diferentes maneiras. A princípio, uma boa relação com os funcionários faz com que eles indiquem espontaneamente o produto ou o serviço. O mesmo acontece quando são criadas ações para aumentar a satisfação dos consumidores. Outra forma de aplicar o referral marketing é nomear embaixadores da marca.

 

Grandes empresas, como Airbnb e Uber, compreenderam a relevância do referral marketing e têm apostado nessa estratégia, que pode ser aplicada, também, por negócios de pequeno e médio porte.

 

Por onde começar

 

De acordo com o Sebrae, investir em qualificação é o primeiro passo para assegurar bons resultados nos negócios. Neste sentido, o empreendedor ou o profissional que irá desempenhar esse trabalho deve realizar cursos de marketing digital para atualizar os conhecimentos na área.

 

As redes sociais têm a capacidade de potencializar as indicações e, por isso, é aconselhável criar estratégias com foco nessas ferramentas. Outra orientação é investir no desenvolvimento de programas de indicação.

 

No entanto, segundo especialistas, a divulgação espontânea só é possível quando a imagem da marca é bem aceita pelo público. Neste sentido, é importante construir uma boa relação com funcionários, parceiros e consumidores.

 

As empresas que têm mais recursos disponíveis podem investir no marketing de afiliados. Essa alternativa do referral marketing consiste na seleção de criadores de conteúdo, influencers e blogueiros para divulgar os produtos ou serviços por meio de resenhas, vídeos e/ou publicações nas redes sociais. Denominados embaixadores da marca, eles recebem um valor pelo trabalho.

 

Na prática

 

Recentemente, a empresa de camisetas criativas Chico Rei, sediada em Juiz de Fora (MG), criou uma campanha para incentivar os clientes a divulgar uma foto vestindo uma peça da marca na aba Stories do Instagram. A estratégia de divulgação espontânea pelo consumidor tende a ampliar o alcance para novos públicos.

 

Antes de criar a campanha, a Chico Rei já tinha sido apontada pela oitava edição do ranking do Great Place to Work (GPTW) como o terceiro melhor lugar para se trabalhar em Minas Gerais, na categoria empresas com até 99 funcionários. A marca também é conhecida por investir em ações sociais. Tais qualidades ajudam a fortalecer o boca a boca digital.

 

Outro exemplo do referral marketing foi aplicado pela empresa de cosméticos Avon, quando nomeou a campeã da edição do Big Brother Brasil 21, Juliette Freire, como embaixadora da marca. Maquiadora profissional, ela elogiava os produtos da patrocinadora do programa quando estava confinada na casa.

 

Fora do BBB, Juliette tornou-se o rosto conhecido e querido pelo público responsável por divulgar informações da marca para milhões de seguidores nas redes sociais, que, por sua vez, replicavam a indicação dos produtos da marca.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

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