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Algoritmos: como as redes sociais sabem os conteúdos que mais interessam aos usuários

Publicado em 12/01/2022 Editoria: News Comente!


Foto: rawpixel.com

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Conheça a aplicação do conceito matemático em redes como Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e Twitter

 

O algoritmo é um termo da matemática que tem aplicação na informática e ganhou notoriedade diante da ampliação do uso da internet e das redes sociais. Afinal, há a curiosidade de entender como o Facebook e o Instagram “acertam” quais são os conteúdos e anúncios que mais interessam aos usuários ou como os serviços de streaming “adivinham” a preferência e os gostos de cada assinante.

O termo refere-se a uma sequência finita e ordenada de regras que permitem a realização de uma tarefa. Na prática, isso significa que existem dados de entrada (input) e instruções lógicas a serem seguidas para, assim, atingir um objetivo (output).

É possível pensar no conceito de algoritmo em diferentes situações do dia a dia, como o uso de um manual de instruções ou a realização de uma receita culinária. Na prática, esses exemplos mostram que, a partir de um conjunto de informações (dados), é seguido um passo a passo (instruções lógicas) para se chegar a um resultado (objetivo final).

Na matemática, o algoritmo é aplicado na resolução de problemas e cálculos, estando presente desde as operações mais simples até em estudos mais avançados, como na aplicação das funções matemáticas e das integrais.

Na informática, o conceito é usado nas páginas da internet para o resultado de pesquisas do Google, a ordem de exibição de postagens e anúncios nas redes sociais, além das sugestões apresentadas pelos serviços de streaming.

Por conta disso, é uma ferramenta importante para o trabalho da área de marketing digital. Isso porque se a empresa conhece os critérios considerados pelos algoritmos de cada um dos diferentes canais, é mais fácil definir quais plataformas irão gerar melhores resultados, de acordo com a estratégia adotada por ela.

A aplicação do algoritmo nas redes sociais

O mecanismo de busca do Google considera uma série de variáveis para que as páginas sejam ranqueadas, tais como as preferências do usuário, a localização, a qualidade dos conteúdos, dentre outras. Estes dados seguem uma instrução lógica para apresentar o resultado desejado. Portanto, é por meio do uso de algoritmo que são definidas as informações mais relevantes para quem faz a busca.

No Facebook, a primeira rede social a usar algoritmos, o filtro considera informações como o nível de proximidade entre o usuário e quem publicou um conteúdo e, também, o engajamento dos amigos com a publicação para determinar quais postagens serão exibidas.

Já o Instagram pondera a temporalidade, o engajamento e o relacionamento. Isso significa que o conteúdo exibido no feed é extraído a partir da combinação entre ordem de publicação, total de interações (curtidas e comentários) e a proximidade do usuário com quem fez a publicação.

A rede social Linkedin tem entre os dados analisados a qualidade do conteúdo, o engajamento e a autenticidade. O algoritmo do Youtube avalia o tempo médio de visualização dos vídeos. Já o Twitter considera a ordem cronológica dos acontecimentos, o comportamento do usuário, suas preferências de conteúdo e os relacionamentos na rede.

Portanto, a resposta para aquela curiosidade sobre como as redes sociais “acertam” os anúncios e conteúdos que interessam ao usuário ou como os serviços de streaming “adivinham” a preferência do assinante é: com o uso do algoritmo, por meio da aplicação prática da matemática.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

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