Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

ACATE recebe cápsula de telemedicina

Publicado em 16/12/2021 Editoria: News Comente!


Foto: ACATE/Divulgação

Foto: ACATE/Divulgação

Chamada de Doctor-U, inovação é a primeira do país para atendimento imediato

 

A tecnologia aliada à saúde é representada na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) pela Doctor-U, uma cápsula de pronto atendimento de telemedicina que afere os sinais vitais das pessoas e conecta médicos com pacientes em poucos instantes, tudo de forma remota.

 

Desenvolvida pela Unimed Grande Florianópolis com a união de empresas parceiras, como DOC24, TeleWorld, Bold, Scalefusion e Chroma-Líquido, Doctor-u é a primeira cabine para atendimento médico do país, mede 2,5m de altura por 1,6m de largura e se inspira em modelos já existentes na China e nos Estados Unidos. A versão brasileira foi lançada em duas empresas catarinenses, em 2020, e está disponível na ACATE, no CIA Primavera de Florianópolis, para os associados e clientes da cooperativa médica. Richard Oliveira, CEO da Unimed Grande Florianópolis, explica que Doctor-U chega ao mercado para democratizar o acesso à saúde. "Pela cápsula, a oferta de cuidado é estendida com recursos de inovação e tecnologia", diz. Já Walmoli Gerber Jr., diretor da Vertical Saúde da ACATE, compara a novidade tal qual funcionam atualmente os caixas eletrônicos. "Esse tipo de iniciativa torna mais ágil e fácil o atendimento na área de saúde. E é interessante porque pode ser facilmente replicado e implementado em outros locais", complementa.

Solução pensada na pandemia

Criada em meio à pandemia da Covid-19, Doctor-U surgiu para conectar pacientes e médicos e conter a lotação típica da época nas unidades de saúde, que eram procuradas para casos de menor gravidade. O foco de Doctor-U é justamente atender situações não emergenciais e esclarecer dúvidas de saúde, 24 horas/dia. Além da consulta on-line (100% digital), o serviço contempla prescrições de exames, medicamentos e atestados.

O autoatendimento ocorre de forma individual, ou seja, um paciente por vez. Ao subir na máquina por comando de voz, que se encontra dentro da cápsula, a pessoa afere temperatura,  altura, peso, percentual de gordura, pressão arterial e frequência cardíaca. Todas essas informações geram um relatório que se integra ao prontuário do paciente e serve como base para o médico prosseguir com o atendimento. Para o beneficiário, a consulta online ocorre dentro da própria cápsula, enquanto o médico encontra-se em seu consultório, conectados pela telemedicina. Caso o profissional de saúde identifique a necessidade de consulta presencial, ela é providenciada.

O que torna Doctor-U um diferencial é a integração de sistemas, o trabalho similar ao da triagem de um pronto-socorro e a conexão instantânea com médicos, sem exigir do paciente o deslocamento a hospitais, deixando esses ambientes para casos de maior gravidade. Um dos idealizadores do projeto, Tomás Schnorr Rios, explica que Doctor-U será estendido. "Queremos levar a cápsula a outras cidades para acesso de mais pessoas", diz.

 

Proteção contra vírus

A preocupação com o bem-estar das pessoas também foi pensada em cada detalhe pela Unimed Grande Florianópolis, razão pela qual todos os pontos de contato de Doctor-U recebem proteção de adesivos e películas que anulam a ação do novo coronavírus e de qualquer espécie de bactéria e vírus. Somado a esse, as cabines passam por higienização completa.

 

Sobre a Unimed Grande Florianópolis

Com 50 anos de atuação no mercado de saúde suplementar, a Unimed Grande Florianópolis desponta como uma das empresas mais inovadoras de Santa Catarina ao lançar o seu próprio Hub de Inovação, o base U, para se conectar com startups e acelerar projetos de tecnologia, inovação e gestão na saúde. Foi a primeira Unimed a instituir o home office definitivo, na modalidade any, de modo a contratar talentos de outras partes do país e, recentemente, lançou o novo posicionamento Uma ponte para um futuro melhor  como forma de fortalecer sua identidade a partir de um olhar positivo para o futuro.

Fotos: ACATE/Divulgação

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários