Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Capacitação dos professores da rede municipal de São José contribui para transformar espaços de aprendizagem

Publicado em 03/12/2021 Editoria: São José Comente!


Divulgação

Divulgação

Iniciativa faz parte do Movimento Geração do Futuro para preparar estudantes para o mercado de trabalho


Não é novidade que o mundo está cada vez mais digital, processo que foi acelerado pela pandemia. Numa perspectiva de curto e médio prazos, a expectativa é que muitas profissões surgirão envolvendo as novas tecnologias, em detrimento à extinção de outras.

Para preparar crianças, jovens e adultos para esse novo cenário, a Prefeitura de São José está investindo na formação dos professores da rede municipal de ensino para implantar a educação maker, que consiste na prática de "aprender fazendo". Em novembro, foram 90 professores capacitados e em fevereiro de 2022 mais 90 educadores participarão da formação.

No conteúdo programático, temas inovadores, como: programação e fabricação digital na aprendizagem da matemática; construção de vídeos criativos e inteligentes; a robótica criativa em sala de aula.

"A Administração Municipal está empenhada em transformar o modelo de educação tradicional com a inserção das tecnologias educacionais aliadas às metodologias ativas. E aí entra a educação maker, em que a escola se torna um lugar para experimentação, colocando os estudantes como protagonistas do processo de aprendizagem, despertando a autonomia, a criatividade e as potencialidades dos estudantes", detalhou a secretária Municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann.

Para os professores que participaram da formação, a educação maker é inspiradora. "O foco está na autonomia do aluno. Fazer por si próprio e assim aprender com os próprios erros. Essa prática também traz uma série de benefícios, como resiliência e trabalho em equipe", destacou o professor André Roberto da Silva Colla. "Se nós, professores, já ficamos encantados, imagina os alunos", complementou a professora Jaqueline Furtado Pereira.

A perspectiva é atender mais de mil crianças, jovens e adultos em 2022 e cerca de 5 mil alunos em quatro anos.

Movimento Geração do Futuro
 

A iniciativa integra o Movimento Geração do Futuro, que irá preparar os jovens para o novo mercado desde o ensino fundamental, de modo que cheguem à idade adulta prontos para atuarem nesta nova economia, sem esquecer daqueles profissionais que buscam se reinserir no mercado de trabalho ou fazer a transição na sua carreira.

O projeto concebido pela Prefeitura de São José é realizado em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e FIESC, por meio do SENAI, SESI e Junior Achievement.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcelo Fett, idealizador da iniciativa, ressaltou essa conexão entre aprendizado e mundo profissional. "A educação é o passaporte para permitir que as pessoas, sobretudo as novas gerações, possam sonhar com novas oportunidades", frisou.

As atividades também envolvem os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste ano, já foram ministradas duas palestras: "O Futuro do Trabalho" e "Meu dinheiro, meu negócio" para alunos de quatro polos de EJA de São José.

 
Fonte: Secretaria de Comunicação Social / Prefeitura de São José

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários