Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Enfim, a hipocrisia.

Publicado em 18/10/2020 Editoria: Florianópolis Comente!


Acervo pessoal do autor.

Acervo pessoal do autor.

 Enfim, a hipocrisia.

 
O Dilema das Redes é um filme documentário da Netflix, que teve sua estreia no dia 9 de outubro de 2020.
Possui a duração de 1h34m, carregando em seu cast nomes como Tristan Harris, Aza Raskin, Justin Rosenstein, Shoshana Zuboff, Jaron Lanier, Skyler Gisondo, Kara Hayward, Vincent Kartheise.
 
Como sou da década de 90, me senti na obrigação de comentar sobre o filme esta semana. 
 
O filme retrata uma série de informações chocantes, que abordam principalmente o assunto sobre a doença do século e a nossa situação atual com as redes sociais. Tais como Instagram, Pinterest, snapchat, Google, tiktok, Twitter, WhatsApp, entre outras redes atualmente multimilionárias. 
 
Qual seria a doença do século? Depressão, ansiedade, inexistência de autoestima entre outras doenças psicológicas que a maioria das pessoas nascidas na década de 90 carregam. 
Tem também como tema importante os usuários que utilizam as redes para gerar desinformação em massa, fakenews, polarização política e até mesmo guerra.
Como sabemos, tudo em excesso faz mal, inclusive as redes sociais.
 
As personagens principais do filme são os algoritmos, e por sinal, são extremamente assustadores!
Sabe quando você fala em voz alta algo como por exemplo: “preciso comprar um ventilador”, e 10 minutos depois, ao mexer em seu aparelho celular você começa a receber inúmeros anúncios de ventilador na sua página inicial? 
Então, o filme explica exatamente como isso acontece.
 
A forma de manipulação para prender os usuários em redes sociais, hoje, é tão específica e precisa, que é impossível em não nos apegarmos em alguma rede.
 
Cada nome citado acima conta sua própria experiência dentro das empresas e qual forma eles utilizam para captar e manter seus visualizadores, crescendo as redes cada vez mais, sem se dar conta de que nós, diferente dos algoritmos, não somos uma máquina! E por conta disso acabamos adoecendo.
 
Dilema das Redes foi um dos filmes mais pesados e chocantes que eu assisti na minha vida, e digo, todo mundo deveria assistir, para se dar conta de onde vamos chegar.
O mundo precisa de interação física, empatia, amor, amor ao próximo! Críticas construtivas, mas nunca algo que humilhe ou diminua o outro. 
 
As redes sociais são sim maravilhosas, mas se você não souber usar, pode se tornar uma arma, existem leis contra cyberbullying e não é à toa. 
 
Minha dica é: 
- não compartilhe informações sem fonte;
- não passe o dia inteiro no seu celular ou computador se não houver necessidade;
- Não ofenda alguém;
- Não passe dados pessoais;
- Cuide da sua saúde mental, você é tão incrível, quanto o seu colega que está em uma piscina natural nas Bahamas. 
- Nunca se compare à alguém.
 
 Kalani Silveira

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários