Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dia D e atividades esportivas encerram ações da Semana Inclusiva 2018

Publicado em 21/09/2018 Editoria: News Comente!


Com o evento SC saltou de 38% para 51% o cumprimento das cotas de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

 

A terceira edição da Semana Inclusiva 2018 termina neste final de semana, em Florianópolis, com a principal ação, o DIA D – Feirão de empregos para pessoas com deficiência,  sábado (22), das 9h às 15h, no campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), localizado na Avenida Mauro Ramos. O primeiro Dia D foi realizado em 2015 com o objetivo de incluir PcDs no mercado de trabalho, garantindo a contratação dos trabalhadores por empresas da região que se enquadram no art.93 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991 .

O resultado positivo do Dia D deu origem a Semana Inclusiva. Naquele ano foram contratadas 411 pessoas com deficiência ou reabilitados do INSS pelas 191 empresas notificadas a cumprir a cota de PCcDs e, a cada ano, o número sobe consideravelmente. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) até hoje as ações da Semana Inclusiva resultaram na inclusão de 1.211 pessoas com deficiência no mercado de trabalho. E pelos dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais do MTb), quando foi realizado o primeiro Dia D, em 2015, Santa Catarina tinha 38% da cota de PcDs preenchida, hoje chega a mais de 51%, maior que a média nacional.

Apesar do número crescente, 288 empresas da Grande Florianópolis que se enquadram na Lei das Cotas deveriam ter 7.443 PcDs empregadas, mas têm apenas 3.623 em seu quadro. Ou seja, 3.820 ainda aguardam por uma vaga.

Para o  DIA D deste ano que acontece amanhã, o Ministério Público do Trabalho (MPT-SC) e o Ministério do Trabalho (MTb) notificaram 195 empresas. Além ter acesso às ofertas de empregos, o público poderá realizar cadastro no Sistema Nacional de Empregos (SINE), no Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), fazer consultoria jurídica com a Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/SC, ter esclarecimento a respeito de serviços previdenciários pelo INSS, especialmente BPC, entre outros. Entidades que trabalham com PcDs também estarão presentes na ação como a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), a Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC)  e Associação Florianopolitana de Deficientes (AFLODEF).

Importante ressaltar que as pessoas com deficiência e reabilitados do INSS que vão à feira em busca de emprego devem ter em mãos a carteira de identidade, a carteira de trabalho e um comprovante de residência. Quem tiver currículo também pode levar.

 

Atividades esportivas encerram a Semana Inclusiva

No domingo (23) haverá o encerramento da Semana Inclusiva 2018. Das 13h30 às 16h30, atividades esportivas adaptadas estarão disponíveis para todo o público no Parque de Coqueiros, em Florianópolis. A intenção do encerramento é criar um ambiente descontraído e ao mesmo tempo consciente para a integração de toda a sociedade.

Atividades disponíveis (tudo de graça)

Atletismo

Bocha paralímpica

Basquete sobre rodas

Boxe

Ciclismo

Jiu-jítsu

Mini basquete

Mini futebol

Mini vôlei

Tênis

Skate

Slackline

Standap

Xadrez

Zumba

Brinquedos infláveis

Tenda para avaliação física:  glicemia e pressão arterial

› FONTE: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Comentários