Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Santa Catarina inicia movimento para discussão da Base Nacional Curricular

Publicado em 05/03/2018 Editoria: Educação Comente!


Foto de arquivo: Divulgação PMF

Foto de arquivo: Divulgação PMF

Em Santa Catarina, a proposta estadual é iniciar o movimento nesta terça-feira (6) com mobilização de planejamento das ações nas unidades de ensino, a partir das instruções fornecidas pelas entidades. O ponto alto ocorre no dia 20 de março, o “Dia D”, envolvendo toda a comunidade escolar.

O “Dia D” é uma mobilização nacional, de iniciativa do Ministério da Educação com apoio da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Educação (Consed), promovida pelas unidades de ensino públicas e particulares, com intuito de discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A Secretaria de Estado da Educação (SED), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe-SC) estão engajados na organização do movimento no Estado, encaminhando orientações aos municípios sobre a articulação nas escolas.

De acordo com a coordenadora da BNCC na SED, Júlia Siqueira, o regime de colaboração entre as diferentes entidades tem feito a diferença nesta mobilização. “Todas as entidades educacionais estão envolvidas no processo de organização para a grande mobilização do Dia D, que será marcada pela troca de conhecimento sobre a BNCC homologada e o plano de trabalho que Santa Catarina está desenhando para a implantação de base a partir de 2019”, destaca.

Foi disponibilizado conteúdo de caráter sugestivo para auxiliar as Secretarias de Educação e escolas na realização desse movimento. Cada unidade poderá planejar as estratégias de acordo com a realidade local, podendo utilizar o material completo ou parte dele. A ideia é que a BNCC possa ser conhecida e estudada por todos que fazem parte da comunidade escolar, secretários municipais e Estadual de Educação, diretores de escola, equipe pedagógica, professores, pais e alunos, ampliando, assim, as discussões sobre o documento final, homologado em dezembro de 2017, que refletirá na construção de um novo currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

“Esperamos que, com o nosso incentivo, se faça um Dia D de peso em Santa Catarina. Que as unidades estejam empenhadas para que o conhecimento chegue ao alcance do maior número de pessoas possíveis. Queremos a participação de todos nessa mobilização para implementação da BNCC no estado, pois a construção do currículo impactará a vida de milhares de estudantes e, consequentemente, dos envolvidos com a educação dessas crianças e jovens”, conclui o presidente da Undime-SC, Roque Antônio Mattei.

Entenda o Dia D

O Ministério da Educação propôs o dia 6 de março, como data referência, para mobilização da BNCC em todo território nacional. Porém, a decisão final para realização do movimento fica a critério dos estados.

Em Santa Cataria, após reunião realizada no dia 28 e fevereiro com representantes das entidades educacionais, no auditório da Secretaria de Estado da Educação, foi deliberado o início do movimento no dia 6 com o planejamento das ações nas escolas, em preparação para o dia 20, data definida para realização do “Dia D” nas escolas estaduais, municipais e particulares de Santa Catarina.

Sobre BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Em Santa Catarina, a SED juntamente com a Undime-SC realizará, ao longo deste ano, estudos para adaptação da Base Nacional Comum Curricular com a Proposta Curricular de Santa Catarina e, assim, definir o currículo a ser trabalhado nas unidades de ensino catarinenses. É preciso ajustar a proposta estadual com a Base Nacional aprovada. Após esta definição, serão ministradas formações com os profissionais das Regionais e escolas estaduais para o novo currículo ser aplicado a partir de 2019. Destacamos que a BNCC já aprovada é referente ao Ensino Fundamental. A base para o Ensino Médio ainda está em processo de construção.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários