Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

"Ideia Expressa" promove oficinas de grafite em Balneário Camboriú

Publicado em 15/05/2017 Editoria: Educação Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Projeto busca despertar o protagonismo jovem, por meio da técnica de arte urbana

Alunos de escolas de Balneário Camboriú participam de oficinas de grafite ministradas por acadêmicos e professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), neste mês de maio. O projeto "Ideia Expressa", criado no curso de Design Gráfico da Univali, ensina a técnica de arte urbana, com objetivo de despertar o protagonismo jovem e o sentimento de pertencimento do lugar, nos estudantes.

As oficinas ocorrem em três encontros, as segundas, terças e quartas-feiras, das 14h às 17h, no contraturno escolar, na própria escola. São apresentados conceitos básicos e após, ocorre a parte prática, que vai desde experimentos individuais e cortes de moldes, até a aplicação coletiva nas paredes da escola.

Em abril e início de maio, as escolas João Goulart e Laureano Pacheco já foram contempladas com as atividades. Nos dias 15, 16 e 17 de maio, o "Ideia Expressa" estará na Escola Ruizélio Cabral, no bairro Nova Esperança. Dias 22, 23 e 24 de maio, será a vez da escola Francisca Gevaerd, da Barra. Os minicursos na Escola Maria da Glória Pereira, no Centro de Balneário Camboriú, nos dias 29, 30 e 31, encerram este ciclo de oficinas.

"Ao participarem das oficinas os estudantes, em geral, tornam-se mais críticos, questionadores e também envolvidos com o local. O fato de terem na escola uma expressão sua na parede, simbolicamente mostra que é possível transformar o lugar que se vive e frequenta", conta Gustavo Russo, professor idealizador e coordenador do projeto de extensão. Além do professor, acadêmicos da graduação conduzem as atividades.

› FONTE: Natália Uriarte Vieira/Coordenadoria de Marketing e Comunicação

Comentários