Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fiesc, Ufsc e certi estabelecem cooperação em indústria 4.0 e educação

Publicado em 12/12/2016 Editoria: Educação Comente!


Assinatura do protocolo ocorreu nesta sexta-feira (9), em Florianópolis, durante visita do ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o SENAI/SC, a UFSC e a Fundação Certi firmaram convênio para ampliar a agenda de cooperação nas áreas de educação, pesquisa e extensão, engenharia de sistemas, manufatura avançada e indústria 4.0. A assinatura do documento foi realizada nesta sexta-feira (9), em Florianópolis, durante visita do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilberto Kassab, ao Centro de Inovação da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, relatou o trabalho da Rede de Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia. “Reiteramos nosso propósito de trabalharmos junto com as empresas de tecnologia e inovação. Santa Catarina está trazendo as empresas para os Institutos. Elas terão espaços apropriados para manter seus técnicos e fazer suas pesquisas. A maior dificuldade é ter esse casamento entre a academia e as necessidades das indústrias”, afirmou. Côrte também chamou a atenção para os debates realizados ao longo do ano em todo o País sobre indústria 4.0 e manufatura avançada.

“Santa Catarine é um dos Estados que mais investem em ciência, tecnologia e inovação. Cada vez mais, jovens de todo o Brasil que sentem que tem vocação para inovação e empreendedorismo procuram as universidades catarinenses, aqui se formam, ficam e começam suas empresas dentro das incubadoras. Encontramos aqui a juventude se preparando para assumir o Brasil de amanhã”, afirmou o ministro, que conheceu um pouco do trabalho desenvolvido pelo setor de TI catarinense.

Por videoconferência, os fundadores da PackID, de Chapecó, Caroline Dallacorte e Thales Akimoto, contaram a história da premiada empresa, que desenvolveu uma etiqueta adesiva com nanosensor de temperatura que auxilia o mercado de alimentos resfriados e congelados a monitorar os produtos em tempo real. O sistema garante que o produto se mantenha nas faixas de temperatura exigidas pela Organização Mundial da Saúde. A PackID participou do Sinapse da Inovação, programa que incentiva ideias de startups.

› FONTE: Assessoria de imprensa da FIESC

Comentários