Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

5,8 milhões de candidatos fizeram as provas do Enem neste final de semana

Publicado em 08/11/2016 Editoria: Educação Comente!


Com 97% dos inscritos aptos a realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que o resultado foi de grande êxito. “Diante do quadro das últimas semanas, o Enem foi um sucesso absoluto. Conseguimos fazer com que a maioria dos inscritos fizesse a prova. Cerca de 3% dos candidatos farão o exame em dezembro; foi a melhor solução que encontramos”, avaliou, numa referência aos locais onde não foram realizadas provas por causa de invasões. Ao todo, 5.848.619 de pessoas realizaram as provas.

Um ponto de orgulho para os realizadores do Enem foi a boa repercussão do tema da redação. Com a proposta de falar sobre “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, muitos estudantes relataram facilidade em tratar do assunto. “Havia alguns temas, como existem ainda em nosso banco de redação, e considero a indicação da equipe do Inep extremamente feliz", elogiou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Maria Inês Fini.

O Enem 2016 teve abstenção de 30% dos candidatos, repetindo a média dos últimos anos. Além disso, foram eliminados, nos dois dias de prova, 768 candidatos por descumprimento de regras do edital, por portarem objetos encontrados por detector de metal e por se recusarem a realizar a biometria. Foram cinco emergências médicas e 22 interrupções de prova por falhas na rede elétrica.

Os estudantes que não puderam fazer o exame por causa das ocupações nas escolas farão provas em 3 e 4 de dezembro. Além disso, os estudantes privados de liberdade serão testados em 13 e 14 de dezembro. “Sobraram 78 toneladas de papel, de provas não usadas. Vamos mandar todo esse material para a reciclagem, para serem reutilizadas nos dois exames que ainda faremos em dezembro”, anunciou a presidente Maria Inês Fini.

Os locais de prova para o Enem de 3 e 4 de dezembro devem ser anunciados entre 14 e 18 de novembro. O gabarito da prova realizada no fim de semana de 5 e 6 de novembro vai sair na próxima quarta-feira, 9, e o resultado final do Enem tem previsão de divulgação em 19 de janeiro de 2017.

Para o ministro Mendonça Filho, "o Enem 2016 foi um sucesso"."No contexto geral, eu diria que foi um grande sucesso, venceu a sensatez, a capacidade de trabalho dos servidores públicos envolvidos - principalmente do Inep e do Mec como um todo - e venceram os estudantes brasileiros que dependem do Enem para acessar a universidade", avaliou o ministro.

Inteligência – O Ministério da Educação, o INEP e a Polícia Federal trabalharam em conjunto para a prevenção e fiscalização de fraudes no Enem. Nesta edição, foram realizadas pelo menos 11 prisões. Em duas operações deflagradas neste final de semana, a Polícia Federal cumpriu mandatos de prisão, conduções coercitivas e mandados de busca e apreensão em todo país.

Segundo o chefe da divisão de polícia fazendária da Polícia Federal, Franco Perazzoni, a parceria com o Inep e com o MEC foi crucial nas operações. “O desafio de combater fraudes em um certame desta magnitude não é fácil. As operações se destacam no noticiário por ser um domingo, dia de prova, mas é um trabalho de meses. Graças à troca de informações com o Inep, pudemos garantir a lisura do certame e a segurança dos candidatos”, comemorou.

› FONTE: Assessoria de Comunicação Social MEC

Comentários