Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Inscrições para o processo seletivo 2017.1 do IFSC começam em 3 de outubro

Publicado em 20/09/2016 Editoria: Educação Comente!


Na Grande Florianópolis, serão ofertadas 1,7 mil vagas em cursos técnicos, de graduação, Proeja e pós-graduação

O Departamento de Ingresso do IFSC (Deing) divulgou os editais que definem as regras dos processos seletivos para cursos técnicos, Proeja (educação de jovens e adultos), de graduação, de especialização e de mestrado para o primeiro semestre de 2017 (semestre 2017-1). Na Grande Florianópolis, serão abertas 1,7 mil vagas em Florianópolis, São José, Palhoça e Garopaba. O período para inscrições é único para todos os cursos: de 3 de outubro a 3 de novembro.
 
Os editais publicados tratam de oito tipos de processos seletivos. O exame de classificação é uma prova para selecionar candidatos para cursos técnicos e será realizado no dia 20 de novembro. Os sorteios públicos serão usados também para técnicos e para cursos Proeja, que integram educação de jovens e adultos com educação profissional. O ingresso em cursos de graduação poderá ser feito via vestibular – aplicado no dia 4 de dezembro - ou usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos. 
 
O processo seletivo para cursos de especialização varia conforme o câmpus. Cada processo seletivo também possui procedimentos próprios para inscrição. As informações detalhadas devem ser conferidas nos editais disponíveis no site www.ingresso.ifsc.edu.br.

Onde há vagas

Os editais publicados abrem vagas em 21 cidades de todas as regiões de Santa Catarina. Na Grande Florianópolis, serão abertas 1,7 mil vagas em Florianópolis, São José, Palhoça e Garopaba

Essas vagas dividem-se entre vários tipos de cursos. Nos técnicos, há três subdivisões: integrado (no qual o estudante faz o curso técnico e o ensino médio no IFSC), concomitante (ensino técnico no IFSC e ensino médio em outra instituição) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio).

Semelhantes aos integrados, os cursos Proeja também aliam ensino técnico com ensino médio dentro do IFSC. A diferença está na faixa etária dos estudantes. No Proeja, os alunos são pessoas que não concluíram o ensino médio na idade considerada regular – ou seja, são pessoas com 18 anos ou mais que terminaram apenas o ensino fundamental (até oitava série ou nono ano).

Os cursos de graduação também têm três subdivisões: licenciatura, para formação de professores, e bacharelado e superiores de tecnologia, que formam profissionais para determinadas áreas (Gestão Hospitalar, Design de Produto ou Engenharia Mecânica, por exemplo). Todos conferem diploma de curso superior para os formados.

Por fim, há as pós-graduações lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado).

Reserva de vagas

O IFSC adota reserva de vagas em cursos técnicos, Proeja e de graduação, independentemente do tipo de processo seletivo. Metade das vagas é destinada a estudantes que vêm de escolas públicas. Dentro desse total, metade é reservada a candidatos com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário mínimo por pessoa e a outra metade a candidatos com renda familiar bruta inferior a esse valor. Em ambos os casos, há ainda mais uma subdivisão, a racial: 16% das vagas em cada faixa de renda são reservadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.

Na pós-graduação, não existe reserva de vagas por critérios sociais ou raciais, mas duas vagas do mestrado podem ser destinadas a candidatos sem vínculo empregatício, que consigam se dedicar integralmente ao curso. Esses candidatos podem receber bolsa de estudos, se houver disponibilidade de recursos do IFSC.

Cursos disponíveis
 
Confira abaixo a lista de cursos com vagas abertas organizada por cidade da região e tipo de curso. Essa lista ainda pode sofrer alterações até a abertura das inscrições, em 3 de outubro. O quantitativo de vagas de cada curso pode ser conferido nos editais disponíveis em www.ingresso.ifsc.edu.br. Mais informações sobre cursos do IFSC você encontra no Guia de Cursos:https://curso.ifsc.edu.br.
 
FLORIANÓPOLIS
- Bacharelado: Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Eletrônica; Engenharia Mecatrônica
- Especialização: Educação Profissional e Tecnológica
- Mestrado: Mecatrônica
- Proeja: Cozinha
- Superior de tecnologia: Design de Produto; Eletrônica Industrial; Gastronomia; Gestão da Tecnologia da Informação; Hotelaria; Radiologia; Sistemas de Energia
- Técnico integrado: Edificações; Eletrônica; Eletrotécnica; Química; Saneamento
- Técnico subsequente: Agrimensura; Cozinha; Edificações; Eletrônica; Eletrotécnica; Enfermagem; Eventos; Guia de Turismo (Nacional); Informática; Manutenção Automotiva; Mecânica; Meio Ambiente; Meteorologia; Panificação; Restaurante e Bar; Saneamento; Segurança do Trabalho
 
GAROPABA
- Superior de tecnologia: Gestão Ambiental
- Técnico concomitante: Administração; Biotecnologia; Controle Ambiental; Desenvolvimento de Sistemas
- Técnico subsequente: Restaurante e Bar
 
PALHOÇA
- Bacharelado: Pedagogia Bilíngue (Libras/Português)
- Proeja: Manutenção e Suporte em Informática
- Superior de tecnologia: Produção Multimídia
- Técnico integrado: Comunicação Visual
- Técnico subsequente: Tradução e Interpretação de Libras
 
SÃO JOSÉ
- Bacharelado: Engenharia de Telecomunicações
- Licenciatura: Química
- Proeja: Operador de Computador
- Técnico integrado: Refrigeração e Climatização; Telecomunicações
- Técnico subsequente: Refrigeração e Climatização; Telecomunicações

› FONTE: Comunicação IFSC

Comentários