Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Univali coordenará projeto da Petrobras de monitoramento da pesca em SC

Publicado em 29/06/2016 Editoria: Educação Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

Projeto será apresentado ao público na terça-feira, 5

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Petrobras, formalizam, no dia 5 de julho, às 14h30, no Auditório 1, do bloco E1, no Campus da Universidade, em Itajaí, contrato de parceria para a execução do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Estado de Santa Catarina (PMAP-SC), que integra os esforços para a avaliação da interferência entre as atividades pesqueiras e as atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural da área do pré-sal da Bacia de Santos.

A execução do projeto é uma exigência do processo de licenciamento ambiental federal conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O contrato foi assinado no dia 24 de abril e as atividades de monitoramento terão início no dia 1º de agosto.

Com o acordo, a Univali será responsável pelo monitoramento da atividade pesqueira em cada um dos 36 municípios litorâneos catarinenses abrangendo a totalidade dos aspectos sociais, econômicos, de infraestrutura e de produção da pesca industrial e artesanal necessários para a caracterização e diagnóstico das relações entre a pesca e exploração e produção de petróleo no mar.

Para Paulo Ricardo Pezzuto, coordenador do levantamento, o estudo permitirá conhecer, definitivamente, o universo da pesca no Estado: "Na área da pesca artesanal, por exemplo, estima-se que sejam capturadas de seis a oito mil toneladas por ano no nosso Estado. Acreditamos que esse número seja muito maior, assim como seu impacto na economia. O conhecimento dessas estatísticas é importante para a sobrevivência do próprio setor", aponta.

O projeto terá a duração de 30 meses. Para a operacionalização das atividades foram alocados 13 profissionais da Universidade, entre professores, pesquisadores e técnicos, e outros 30 foram contratados. O projeto prevê, ainda, o desenvolvimento e alimentação de um sistema de informações sobre a atividade pesqueira no Estado.

› FONTE: Coordenadoria de Marketing e Comunicação / Univali - SC

Comentários