Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Simpósio em Itajaí debate reaproveitamento de resíduos da pesca

Publicado em 22/06/2016 Editoria: Educação Comente!


Evento ocorre na quinta-feira, 23, no Campus da Univali

O beneficiamento de pescados e o aproveitamento de seus resíduos no Brasil e na Espanha serão temas de simpósio que ocorre na quinta-feira, 23, no Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí.

Durante o evento será apresentado panorama sobre a situação da produção e beneficiamento da aquicultura e da pesca no Brasil. Também será exposta a experiência espanhola para reavaliação de produtos da aquicultura por meios de novas formas de apresentação, processamento, conservação e comercialização e de estratégias para a melhoraria do posicionamento e imagem dos produtos.

Além disso, serão relatadas as iniciativas brasileiras passadas e contemporâneas sobre aproveitamento de resíduos de pescado e apresentado como é feita a valorização de subprodutos e resíduos aplicados tanto a pesca como da aquicultura na Espanha.

O evento contará, ainda, com o lançamento do 1º Concurso Acadêmico de Projetos "Do Lixo ao Luxo - Transformando os resíduos da pesca em bons negócios", que premiará o autor da melhor proposta com uma visita técnica às instalações da Associação Nacional de Fabricantes de Conservas de Pescados (Anfaco), em Vigo, na Espanha.

A atividade integra a 18ª Semana Acadêmica do Centro de Ciência Tecnológica da Terra e do Mar (CTTMar) da Univali. Ela terá início às 9h e ocorre no auditório 3 do bloco F2, no Campus Itajaí.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Horário

Atividade

Palestrante

9h00

Abertura

 

9h30

Palestra: Situação da Aquicultura no Brasil - Produção e beneficiamento

Gilberto Manzoni/Univali

10h30

Palestra: Design de produtos. Reavaliação de produtos da aquicultura por meios de novas formas de apresentação, processamento, conservação e comercialização. Estratégias para a melhoraria do posicionamento e imagem dos produtos

Vanesa Moreno Carbajo/Anfaco

15h15

Mesa redonda

 

14h45

Palestra: Iniciativas passadas e contemporâneas sobre aproveitamento de resíduos de pescado

Marcos Luis Pessati/Univali

15h45

Palestra: Valorização de subprodutos e resíduos aplicado tanto a pesca como da aquicultura

Vanesa Moreno Carbajo/Anfaco

16h30

Mesa Redonda

 

17h30

Lançamento do concurso (GDC - Univali): Do Lixo ao Luxo

Kátia Naomi Kuroshima/Univali e Santiago Blanco Sanchez/GDC

 

› FONTE: Coordenadoria de Marketing e Comunicação / Univali - SC

Comentários