Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

CDI e Governo do Estado firmam parceria para incentivar o uso da tecnologia em sala de aula

Publicado em 12/05/2016 Editoria: Educação Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

Projeto Recode capacita professores a usarem aplicativos, jogos e mídias sociais como forma de ensino e terá iniciativa piloto em São José, ainda no mês de maio

Seguindo a tendência do uso de aplicativos e redes sociais como ferramentas de ensino e visando disseminar a utilização das novas tecnologias nas escolas catarinenses, o Comitê para a Democratização da Informática (CDI) e o Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado da Educação (SED), firmaram uma parceria para a formação dos professores na programação de jogos e aplicativos, que serão utilizados nas aulas como material de ensino. O Projeto Recode foi formalizado por meio de um termo de parceria, assinado no dia 4 de maio.

A iniciativa pretende oferecer cursos de formação, com duração de 40 horas, em programação e desenvolvimento de aplicativos e mídias digitais como forma de ensino para os professores da rede estadual.  Durante o curso, será ensinada a metodologia do CDI, que defende "a promoção da cidadania, utilizando a tecnologia como &8203;meio de formação de agentes que trabalham em rede para o desenvolvimento de suas comunidades. &8203;Formando indivíduos autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, através do uso da tecnologia", segundo Cleusa Kreusch, coordenadora pedagógica do CDI.

Os professores vão aprender a desenvolver apps e jogos, por meio de plataformas, e assim utilizar estas tecnologias em suas práticas pedagógicas, estimulando a melhora do rendimento escolar de seus alunos. Esses recursos serão utilizados como complemento do conteúdo didático já utilizados por eles, em sala de aula. Será incentivado, também, o uso de mídias sociais, como blogs, para a interação dos alunos com as matérias.

O projeto piloto será implantado na  escola Maria José Barbosa Vieira, em São José, e mobilizará 12 professores. O novo método de ensino será aplicado, inicialmente, nas disciplinas de Matemática e Português, com mais de 400 alunos da rede estadual. Elizangela Gonçalves de Araújo, assessora de direção da escola e professora de matemática, acredita que "o uso de tecnologia dentro da sala auxilia e qualifica o trabalho dos professores. Os alunos estão sempre usando seus celulares, essa é uma forma de aproximar eles da escola e incentivar que usem seus aparelhos para aprender".

Participaram da assinatura da parceria o gerente de Tecnologias Educacionais e Inovação da SED, Breno Salomon Reis, a representante da  Equipe de Projetos e Parcerias - GETEI/SED, Marlise Terezinha Alexandre Castro, o presidente executivo do CDI-SC, Heitor Blum S. Thiago, e a coordenadora pedagógica CDI-SC, Cleusa Kreusch, além do secretário de Educação do Estado, Eduardo Deschamps.

 

› FONTE: Dialetto

Comentários