Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Vestibular de Inverno da Udesc oferece Engenharia Ambiental e Sanitária em Lages pela primeira vez

Publicado em 28/04/2016 Editoria: Educação Comente!


Até as 20h de segunda-feira, 2, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aceitará inscrições para as 1.056 vagas do Vestibular de Inverno 2016, em www.vestibular.udesc.br

Já a taxa para fazer as provas, de R$ 95, poderá ser paga em agências bancárias, caixas eletrônicos e internet banking até terça-feira, 3.

Uma das novidades desta edição é a oferta de 30 vagas para o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, com duração de cinco anos e aulas de manhã e de tarde.

Até 2015, o curso de graduação era oferecido como Engenharia Ambiental, mas passou por reforma curricular e mudança de nomenclatura para ampliar a área de formação dos acadêmicos.

Agora, será possível preparar profissionais para atuar na área ambiental e também de saneamento em geral, com competências e habilidades referentes à administração para elaboração de estudos ambientais, laudos e perícias.

O engenheiro ambiental e sanitarista pode trabalhar, por exemplo, no setor industrial, na agroindústria, no saneamento, no controle ambiental, em pesquisa e em órgãos governamentais.

Provas e demais cursos

O Vestibular de Inverno ocorrerá em 5 de junho, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, em oito cidades: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul. A confirmação dos locais de cada município será divulgada a partir de 20 de maio.

Esta edição também tem vagas para cursos gratuitos (confira mais informações) em:

Balneário Camboriú: Administração Pública e Engenharia do Petróleo;

Chapecó: Enfermagem e Zootecnia;

Florianópolis: Administração (vespertino ou noturno), Administração Pública (matutino ou noturno), Ciências Econômicas, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Fisioterapia, Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia;

Ibirama: Ciências Contábeis, Engenharia de Software e Engenharia Sanitária;

Joinville: Ciência da Computação, Engenharia (Civil, Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica), Física, Matemática, Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

Lages: Agronomia, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;

Laguna: Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (opção Biodiversidade) e Ciências Biológicas (opção Biologia Marinha);

Pinhalzinho: Engenharia Química;

São Bento do Sul: Engenharia de Produção Mecânica e Sistemas de Informação.

As 1.056 vagas oferecidas representam 75% do total, pois as 25% restantes serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as turmas começarão a ter aulas no segundo semestre deste ano.

A Udesc manterá o sistema de cotas no vestibular pelo Programa de Ações Afirmativas. Do total de vagas por curso, 30% estão reservadas: 20% para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas de ensino e 10% para candidatos negros.

Conteúdo da seleção

A Udesc recomenda a todos os candidatos que leiam o edital com bastante atenção para encontrar informações detalhadas do Vestibular de Inverno.

Na manhã de 5 de junho, os candidatos terão de responder 50 questões objetivas, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Português e oito de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

À tarde, haverá redação com tema relacionado a atualidades, conhecimentos gerais e obras literárias indicadas no programa das disciplinas, além de outras 50 questões objetivas: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular: telefones (48) 3664-8089, 8090, 8091 e 8092, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e e-mail [email protected].

Acompanhe as novidades do vestibular pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Twitter.

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários