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Situação das Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles oferece riscos à população

Publicado em 26/01/2015 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Desgaste das pontes se deu por falta de manutenção ao longo dos anos

foto: Desgaste das pontes se deu por falta de manutenção ao longo dos anos

Interditada desde 1982, a ponte Hercílio Luz já consumiu, entre 2002 e 2013, mais de 110 milhões de reais em manutenção e reforma. Enquanto isso, as duas pontes de acesso à Ilha sofrem com o descaso e abandono do interesse público.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) suspendeu a liminar que impedia a continuidade das obras de restauro da Ponte Hercílio Luz. Com isso, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) pode redigir um contrato emergencial para que uma nova empresa retome a reforma. O contrato emergencial deve ser feito com a Roca, do Paraná, que já prestou serviços de reforma na ponte.

Empréstimos e investimentos foram feitos com o BNDES e através da Lei Rouanet e até mesmo doações de moradores foram arrecadadas para salvar o cartão postal de Santa Catarina. No último ano, no entanto, a queda de  uma placa de concreto da passarela de uma ponte de acesso à Ilha chamou a atenção para o abandono de outras duas pontes de Florianópolis: a Colombo Salles e a Pedro Ivo..

Na ocasião, o Ministério Público cobrou do Deinfra um estudo sobre a estrutura das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. A apresentação deveria ter ocorrido em 16 de dezembro de 2014, mas o órgão só entregou a análise na última quinta-feira (22).  "A atitude é irresponsável, pois coloca em risco a vida das pessoas que utilizam as pontes”, declarou o promotor Daniel Paladino. 

O relatório, feito pelo consórcio Pontes Sul, confirmou problemas estruturais que podem comprometer a vida útil dos acessos e oferecer risco aos mais de 200 mil carros que passam diariamente sobre as pontes e sobretudo às pessoas que utilizam as passarelas para atravessar a Ilha.  A análise foi protocolada na 1ª Vara de Fazenda Pública da Capital. São dois relatórios com mais de cem páginas.

As estruturas não sofrem risco de cair, mas estão em avançado processo de deterioração. A análise também indicou que qualquer acidente pode implicar a paralisação da ponte.  O Deinfra aponta as passarelas de pedestres como um dos principais problemas da estrutura e pede a retirada imediata. Entre as melhorias necessárias está a remoção de tubos que foram corroídos pela ferrugem, que também colocam em risco as fiações elétricas e a tubulação de água que passam dentro da concretagem. 

O relatório aponta ainda a necessidade de revestir estruturas metálicas que estão em avançado estado de corrosão, vedar as fissuras em diversos pontos, principalmente nos pilares de sustentação, e concretar partes que já não existem.

Segundo Daniel Paladino, o MPSC deve realizar até a próxima semana uma audiência de conciliação com o Deinfra para definir prazos para a execução e conclusão das obras de recuperação dos acessos da Colombo Salles e Pedro Ivo Campos. A diretoria do Deinfra informou que um edital deve ser lançado para que as obras sejam 

Sobre as pontes

Hercílio Luz: É uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas. A ponte foi projetada e construída durante o governo de Hercílio Luz para ser a primeira ligação terrestre entre a ilha e o 

Colombo Salles: Seu nome é uma homenagem ao governador Colombo Machado Salles, por decisão da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

O projeto arquitetônico é de autoria de Pedro Paulo de Mello Saraiva. Foi concluída em 1975 e possui 1.227 metros de extensão, contendo quatro pistas no sentido continente.

Pedro Ivo: É uma ponte com estrutura de ferro, mas com desenho igual da ponte Colombo Salles. Seu nome homenageia o governador, Pedro Ivo Campos, falecido durante o mandato (em 27 de fevereiro de 1990), antes da inauguração da ponte em 08 de março de 1991. Possui 1252 metros de extensão e quatro pistas no sentido ilha.

Confira a estrutura danificada, ferrugem, pichações e lixo das pontes nas fotos tiradas nesta segunda-feira (26).

 

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

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