Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura retoma projeto de castração de animais

Publicado em 24/01/2014 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Bianca Ossimas e Jadson com a cachorrinha Lele - Petra Mafalda PMF

foto: Bianca Ossimas e Jadson com a cachorrinha Lele - Petra Mafalda PMF

Programa já atendeu 4,1 mil cães e gatos.

A Prefeitura de Florianópolis retomou o projeto inédito de castração de cães e gatos de estimação iniciado no ano passado pela Diretoria de Bem Estar Animal da Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2014, o trabalho começou pelo Continente, atendendo moradores do bairro do Monte Cristo. Nesta quinta-feira, o primeiro grupo de animais castrados foi devolvido aos donos e donas. Rosangela Graciano Rosa, de 54 anos, foi uma das pessoas que foram na tarde desta quinta até o caminhão de castração receber seu cachorro, o Godzilla, mistura das raças Shih Tzu e Lhasa Apso, de nove meses. Ela era a primeira da fila de espera.

Para ela, a iniciativa evita o abandono de animais. “Senão eles procriam e são abandonados pequenininhos e totalmente indefesos. É um trabalho ótimo que ajuda bastante a nossa comunidade”, ressalta Rosangela que também é dona de uma gata Siamesa mestiça, a Kiki, de um ano e meio, que também foi submetida à castração.

Ela esteve no local combinado pela Diretoria de Bem Estar Animal para a devolução dos bichos acompanhada das netinhas Júlia e Letícia, de 7 e 3 anos, que “mataram” a saudade de Godzilla e Kiki brincando de boneca e no computador.

Pelo que pode ser observado e pelo relato de Bianca Terezinha Ossimas, de 29 anos, seus filhos Jadson e Jordan, de 4 e 2 anos, estavam ainda mais ansiosos pelo retorno para casa da Lady, ou “Lelê” para os íntimos, a vira-lata da família, que já tem 12 anos.

“Tive que distraí-los para não pensarem na Lelê. Ela sobe na nossa cama e dorme com a gente”, conta a moradora do Conjunto Habitacional Panorama.

Roteiro

A Diretoria do Bem Estar Animal, que no final do ano passado começou a fazer a castração no Continente pela Vila Aparecida e também já esteve na Coloninha, tem um roteiro extenso de atividades na região.

Na semana que vem a ação voltará a ser realizada na Coloninha para continuar atendendo a demanda, assim como deverá fazer no Monte Cristo e em outras comunidades, no caso de haver necessidade.

Outros bairros previstos para serem contemplados pela ação até o dia 19 de fevereiro são o Jardim Atlântico, a Ponta do Leal e o Estreito. De acordo com o Diretor da Pasta, Eduardo Cavallazzi, a intenção é a de que mil animais sejam castrados no Continente até o mês de abril, atendendo 25 cães e gatos por dia, num total de 500 por mês.

Critério

A regionalização da castração foi adotada pela DIBEA de forma a realizar um trabalho planejado e massificado, atendendo todos os bairros da cidade. Segundo o diretor, para ter acesso à castração do animal de estimação é necessário apresentar Carteira de Identidade (e será cadastrado como o proprietário do bicho), comprovante de residência em Florianópolis e comprovante de renda familiar de até dois salários mínimos brutos.

Cabe explicar que a ação da Prefeitura Municipal não beneficia os animais soltos pela Capital porque após o procedimento cirúrgico eles precisam ser observados por um responsável por um período de sete dias.

E não seria possível recolher os bichos de rua para fins de castração para soltá-los em seguida, sem os devidos cuidados, nem tampouco mantê-los sob a atenção do setor público.

Balanço de 2013

No ano de 2013, a Prefeitura de Florianópolis, através da Diretoria de Bem Estar Animal castrou 4.100 animais em ações realizadas em Canasvieiras, Vargem do Bom Jesus, Tapera, Ribeirão da Ilha, Campeche e Vila Aparecida.

 

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários