Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura lança edital para transformar Tisac em Serviço de Convivência e não menciona acolhimento de indígenas no local

Publicado em 29/06/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Divulgação PMF

Foto: Divulgação PMF

Nessa quinta-feira (28), a prefeitura de Florianópolis lançou edital para reativação do Terminal do Saco dos Limões (Tisac). O terreno, com mais de sete mil metros quadrados de área total e mil e quinhentos metros quadrados construídos, deverá ser o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Antonieta de Barros. O terminal está desativado desde 2005 e abriga indígenas que se deslocam para a Capital.

O projeto lançado pelo executivo pretende oferecer oficinas durante todo o dia para 400 crianças, jovens e idosos. O valor da obra está estimado em R$ 3.378.449,21 e tem previsão de execução de seis meses. Parte da verba vem de uma emenda no valor de R$ 1,5 milhão do senador Dário Berger (MDB-SC), oriunda do Ministério do Desenvolvimento Social.

“É fundamental resgatarmos esses espaços que estão inutilizados para transformarmos em projetos que vão fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Ofertar atividades durante todo o dia é capacitar vidas, dando oportunidades, não só profissionais, como de troca de experiências. Sem falar que colaboramos para reduzir a violência e promovemos cidadania”, afirma o prefeito Gean Loureiro.

Durante a temporada, comunidades indígenas que se deslocam para a Capital a fim de comercializar seu artesanato, foram alocadas no Tisac. O projeto do executivo descarta a construção de uma casa de passagem direcionada a esta população. De acordo com reportagem do site Notícias do Dia, a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério Público Federal (MPF) requisitaram mais informações ao município para analisar a possibilidade de ainda incluir a casa de passagem indígena no local, que é originalmente da União e está em cessão a Florianópolis. Há também a hipótese de utilização do terreno onde estava o antigo camelô, no aterro da baía sul.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários