Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Seminário de Calçada irá debater as noções e sentidos da escola em Florianópolis

Publicado em 12/06/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A rua pode ser qualquer uma. O mobiliário é móvel; a infraestrutura é praticamente desnecessária; a arquitetura é mole. A pauta da conversa é decidida em conjunto e na hora, a única regra é a do encontro e este é alimentado pelo desejo de estar juntos. Assim acontecem as conversas de calçada, hábito antigo presente na vida de muitas comunidades e bairros de cidades grandes e pequenas de sul a norte do Brasil. 

Inspirada por este movimento tão corriqueiro e simples quanto poderoso - de encontro, partilha, convivência, escuta e ocupação do espaço público - a Escola Extraordinária da Embarcação organiza o Seminário de Calçada, que será realizado no próximo sábado, 16 de junho, a partir das 10h, na Pracinha da Lagoa, em Florianópolis.

Com uma programação que compreende atividades de diferentes temporalidades, abordagens e ritmos, o Seminário de Calçada quer ser um debate público e aberto, construído com a vizinhança e em tempo real, acerca das noções e sentidos de escola. Por que existem? Para que servem? Em que consiste uma escola? O que constitui uma escola? O que fazemos na escola? O que queremos da escola? Que escola queremos? O que exatamente fazemos quando fazemos uma escola? O que faz de uma escola uma escola extraordinária? Essas são algumas das perguntas que vão embalar o encontro e as quais serão respondidas na prática e coletivamente a partir de um par de ações desenhadas por Cristina Ribas, Daniela Castro, Fabio Tremonte, Kamilla Nunes e Mônica Hoff.

A artista Cristina Ribas irá propor a ação Escola Contra Privilégio por meio da construção de um Gráfico dos Corpos e de Máquinas de Ritmo. Com a ação Querência/Reverberação, a pesquisadora Daniela Castro construirá situações e exercícios corporais de proteção do corpo vibrátil e potencialização da capacidade reverberativa do corpo coletivo-afetivo. Fabio Tremonte, que estará à frente da Deriva Culinária e das Leituras Incômodas, atravessará nossos sentidos e capacidade cognitiva, afetiva e política através da comida e da escuta ativa. Mônica Hoff cruzará as demais ações propondo um exercício coletivo de imaginação e um kafu&39;nu expandido. O Seminário de Calçada é aberto ao público, não tem necessidade de inscrição e apenas solicita que cada participante leve sua cadeira de praia. 

Sobre as curadoras e o Espaço Embarcação

A Embarcação é um espaço de arte autônomo, experimental e nômade, criado em 2016 pelas curadoras Kamilla Nunes e Mônica Hoff, voltado à investigação artística, ao debate crítico. É, também, um projeto que busca discutir e articular novas formas de trabalho, pesquisa, colaboração e produção em/a partir/com/sobre arte. Organiza-se por meio de programas, grupos de estudos e ações que visam colocar em diálogo o debate artístico contemporâneo com as especificidades locais e contextuais. Sua sede está localizada na Tv. Leopoldo João Santos, 113 - Lagoa da Conceição, Florianópolis.

 

Serviço

O quê? Seminário de Calçada
Tema: Debate aberto e público sobre noções e sentidos da escola
Quando: 16 de junho, a partir das 10h
Onde: Pracinha da Lagoa
Inscrição: não é necessário inscrição, somente levar uma cadeira de praia

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários