Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em 31/05/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Beiramar Shopping e a prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis, responsável pela política ambiental da cidade, apresentam ao público a exposição “Belezas Ocultas”, com fotos do fotógrafo Danísio Silva, como forma de estimular a percepção e o cuidado com o patrimônio natural. A mostra fica aberta ao público de 01 a 11 de junho, no piso L1, das 10h às 22 horas.

Belezas Ocultas é uma viagem, e como toda viagem um encontro entre dois mundos: o que constitui o nosso horizonte externo, que avança rumo ao infinito a partir da nossa epiderme e nossas retinas; e o nosso horizonte interno, mundo onde a imaginação criativa constrói permanentemente nossa visão. Neste trabalho, através do olhar sutil e refinado do fotógrafo Danísio Silva, somos convidados a essa extraordinária viagem que percorre cenários de inigualáveis belezas inseridos nas Unidades de Conservação da Ilha de Santa Catarina.

Uma obra de importante valor estético que traz a marcado atemporal, emoldurando a mágica da vida no jogo dos elementos em belos quadros, numa combinação de arte e natureza, que enriquece profundamente nosso mundo interior. Mas, também, oportunamente temporal, neste momento em que o pensamento inteligente busca planejar o uso e a ocupação humana nesta cidade que veloz e continuamente se desdobra sobre sua paisagem.

Uma paisagem formada originariamente por uma rede viva complexa, tecida pelos fios do mineral, do vegetal e do animal. Uma tessitura, uma renda delicada, que, por falta de cuidado do espírito que elabora cultura, tem se transformado num tecido fragmentado. E aqui, encontramos a força sensível da estética se aproximando da virtuosa política do bem comum e convergindo para o engrandecimento da vida vivida responsavelmente.

Uma explosão de cores e formas, movimentos e monumentos, que são mais do que composições abstratas, são seiva e sangue, fogo, terra, água e ar... e coração! Alma que olha e extrai do infinito a luz viva. Um chamado para colocarmos a mochila nas costas e caminharmos por trilhas centenárias, florestas misteriosas, lagoas encantadas, montanhas ensolaradas, praias alvas, muralhas salgadas dos costões, dunas fluídicas, manguezais vitais, entrando em contato com os tesouros naturais que compõem o natural da Ilha de Santa Catarina. 

Árvores majestosas, garças elegantes, inefáveis borboletas e rochas instigantes, uma rica diversidade de seres e paisagens surgindo em todas as direções, de norte a sul, de leste a oeste. 

O banquete estético que o fotógrafo nos oferece é um convite para que conciliemos nossa natureza ao mundo natural que estamos mergulhados, colocando nossos pés nas areias da praia, expondo rostos e pulmões à imensidão marinha, caminhando por nossas matas, surpreendendo- nos com a folha que cai e é levada pela brisa, ouvindo as melodias das aves, lavando nossos rostos com a água fresca da fonte cristalina que surge serpenteando do interior da terra, subindo as montanhas que nos permitem uma visão mais ampla. Por ora, a montanha é este caminho expográfico, onde podemos exercitar nossos sentidos e imaginação descobrindo e ampliando nossa visão das belezas ocultas do mundo em que vivemos e do mundo que somos.

 

Ficha técnica da exposição

Álvaro Augusto Casagrande (Superintendente FLORAM)

Marcos Gonçalves (Diretor Geral FLORAM)

Anna Carolina Vieira (Assessoria · Diretoria Geral)

Mauro Manoel da Costa (Técnico Fiscal do Meio Ambiente)

Silvane Dalpiaz do Carmo (Educadora Ambiental)

Elias Osvaldo Pires (Técnico Fiscal do Meio Ambiente)

Aracídio de Freitas Barbosa Neto (Geógrafo)

Fernanda do Canto (Designer)

Parque Natural Municipal do Maciço da Costeira – Cachoeira do Poção

Imagens gentilmente cedidas pelo fotógrafo Danísio Silva

 

Serviço

O quê? Exposição Belezas Ocultas para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente
Quando: de 01 a 11 de junho, das 10h às 22h
Onde: piso L1 no Beiramar Shopping
Quanto: gratuito

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários