Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Livro com aquarelas que resgatam história de Florianópolis será lançado nesta semana

Publicado em 24/04/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Gabriela Luft / Fotos: Divulgação

Gabriela Luft / Fotos: Divulgação

A cidade de Florianópolis será homenageada através da arte. Nesta quinta-feira (26), a artista Gabriela Luft lançará o livro Floripa, sua Linda!, com 400 aquarelas de praias, igrejas, monumentos, fortalezas e casario da Capital de Santa Catarina. O lançamento ocorrerá às 19h, na Casa José Boiteux, na Avenida Hercílio Luz, 523, centro de Florianópolis, juntamente com exposição de parte da coleção de aquarelas.

A artista, que é natural da cidade, relata que o livro resgata vestígios históricos, culturais e naturais de Florianópolis, junto com mapas e referências históricas. "O projeto quer eternizar as belezas da nossa querida cidade. Somente quando comecei a explorar e a pintar o casario do centro da cidade, é que me dei conta da grande quantidade de casas de importância histórica que passam despercebidas na correria do dia-a-dia. Como por exemplo, casas na Rua João Pinto, na Rua Tiradentes, na Rua Conselheiro Mafra, entre outras," conta Gabriela.

As aquarelas estarão organizadas em quatro capítulos, começando no capítulo 1 com os fortes e as fortalezas; as igrejas e capelas no capítulo 2; praias e belezas naturais no capítulo 3; e um olhar sob a arquitetura no capítulo 4.

Diferencial

A publicação do livro foi realizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Município de Florianópolis, por isso, a distribuição dos exemplares do livro será gratuita. A obra possui acessibilidade para deficientes visuais, para isso, alguns exemplares do livro são acompanhados de uma versão em CD com o &39;livro acessível&39;, onde todo o livro poderá ser ouvido, inclusive com a descrição das imagens, através de um leitor de tela.



Sobre a artista

Natural de Florianópolis, Santa Catarina, Gabriela Luft se formou em Arquitetura e Urbanismo e, em seguida, especializou-se em Artes Visuais. Desde muito jovem, dedicou-se ao desenho e à pintura. Em 2014-2015, fez uma pós-graduação em Florença, na Itália, onde trabalhou até 2017.

Já participou de exposições coletivas e individuais no Brasil, em Portugal e na Itália. Em 2016, em Florença, publicou o livro de aquarelas Mia Firenze: un giro per Firenze attraverso le sensazioni.

Atualmente, o seu trabalho se concentra na relação com a paisagem, urbana e natural, buscando os aspectos emocionais e perceptivos ligados aos espaços e lugares onde vive, experimenta e é experimentada pelas sensações.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários