Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mês de março encerra com chuva acima da média no Oeste e Litoral

Publicado em 02/04/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto de arquivo: Julio Cavalheiro

Foto de arquivo: Julio Cavalheiro

As chuvas registradas em Santa Catarina na última semana de março atingiram principalmente o Oeste, Grande Florianópolis (serrana e litorânea) e Vale do Itajaí, acumulando totais de 150 mm.

Em alguns municípios dessas regiões, esse total superou os 200 mm: Águas Mornas (219 mm), Santo Amaro da Imperatriz (211,2 mm), Miguel d’Oeste (208 mm). A maior parte desse valor ocorreu em 72 horas, entre a última quinta-feira (29) e o sábado (31), com totais diários de 50 mm a 80 mm. A chuva foi de forte intensidade em períodos de curta duração, com totais de 30 mm a 50 mm em apenas uma hora.

Com os elevados volumes de chuva da última semana de março, o total de precipitação do mês ficou bem elevado, superando a média principalmente no Oeste, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. No Oeste catarinense, onde a média mensal é de 130 mm a 170 mm no mês de março, o total de chuva nesse março de 2018 ficou entre 200 mm e 300 mm, chegando em 426 mm em São Miguel d’Oeste. Ou seja, choveu em torno do dobro da média mensal nessa região.

Na Grande Florianópolis e parte do Vale do Itajaí, a média mensal de março é mais elevada em relação ao Oeste, ficando entre 150 mm e 200 mm. Nesse março de 2018, no entanto, os totais de chuva nessas regiões ficaram acima de 200 mm, chegando a 332 mm em Timbó.

O tempo melhorou somente a partir de domingo (1) e a previsão para essa primeira semana de abril é de tempo ensolarado e com menos chuva no estado.

Defesa Civil

Em seu site, a Defesa Civil estadual alerta para diminuição gradual da temperatura ao longo do dia e chuva isolada no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. O sistema que contribui com essa condição do tempo é um ciclone extratropical que está no oceano, em frente ao litoral do Rio Grande do Sul, influenciando Santa Catarina.

Amanhã (2), a temperatura deve ser mais amena, com ocorrência de mais nuvens e nevoeiros no início da manhã com Sol em todas as regiões no decorrer do dia. No período da tarde, condição de chuva isolada do Planalto ao Litoral.

 

› FONTE: Laura Rodrigues e Marcelo Martins – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

Comentários