Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Escola municipal de Florianópolis recebe palestra sobre prática ilegal da farra do boi

Publicado em 27/03/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Em torno de 400 crianças e adolescentes da Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Tomázia Coelho receberão orientações e cartilhas da Polícia Militar Ambiental sobre a prática ilegal da farra do boi. O encontro ocorrerá nesta quarta-feira (28), às 10 horas da manhã, no estabelecimento de ensino, localizado no Santinho, Norte da Ilha.

Conforme a diretora da unidade, Marli Magda Muller, os estudantes serão alertados a respeito do sofrimento que esta tradição do litoral catarinense traz para o animal, bem como acidentes que podem ser causados aos farristas e danos ao patrimônio público e privado. 

O ato, que é realizado principalmente no período de Quaresma, consiste em soltar um boi para que as pessoas corram atrás dele. Geralmente, o animal percorre enormes distâncias, ficando exausto. Muitos farristas machucam o boi utilizando pedras, paus e cordas.

Em 1997, a farra do boi foi proibida pelo Supremo Tribunal Federal por ser compreendida como prática de maus-tratos contra animais.

O ritual também é combatido pela Lei Federal de Crimes Ambientais, número 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.  Em seu artigo 32, a lei prevê sanções para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Quem desrespeitá-la, poderá ser preso por três meses a um ano, e receber multa.

Serviço

O quê? Palestra a estudantes sobre a farra do boi

Quando: 28 de março (quarta-feira), às 10 horas

Onde: Escola Básica Municipal de Florianópolis Maria Tomázia Coelho - Estrada Vereador Onildo Lemos, 1409,  Santinho, Norte da Ilha

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários