Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Encontrado corpo de jovem desaparecida

Publicado em 05/12/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Douglas Saviato - Portal Engeplus

Foto: Douglas Saviato - Portal Engeplus

O corpo da jovem catarinense Júlia Volp, de 20 anos, foi encontrado por volta das 11h30, dessa segunda-feira (4), atrás da Subestação da Celesc, na Avenida Internacional, no bairro Ingleses, em Florianópolis. A princípio a polícia trata o caso como homicídio. O enterro foi realizado nesta terça-feira (5), por volta das 8h30, no município do Morro da Fumaça, cidade em que Júlia nasceu.

Conforme o delegado da delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas, de Florianópolis, Wanderley Redondo, a polícia aguarda a perícia para apurar as causas do crime. Júlia foi encontrada em um local onde tem vários loteamentos. "Um senhor que cria gados notou a presença de urubus e foi verificar de perto, quando se deparou com o corpo", relatou. O corpo então foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Florianópolis. 

No começo do ano, ela participou de um concurso de beleza trans, o Miss T Brasil. Na época, Julia disse em entrevista ao Portal Engeplus, que o concurso reforçava a valorização das transexuais e travestis, que, na maioria das vezes, estão à margem da sociedade. “Graças a Deus tenho o apoio da minha família, todos me respeitam e me aceitam como sou. A maioria não recebe este apoio dentro de casa, reflexo da nossa sociedade ainda conservadora”, avaliou.

Júlia era transexual e tinha o nome de identidade de Jean Bruch, mas estava sem nenhum documento no momento do desaparecimento. Segundo a Polícia Civil, a jovem viajou para Florianópolis para trabalhar. Buscava juntar dinheiro para viajar para a Itália e guardava cerca de 700 euros na bolsa. Ela havia sido deportada pelo governo italiano há alguns meses. O objetivo de trabalhar na ilha era recuperar esse dinheiro e voltar para a Europa.

A família de Júlia deve ir à Florianópolis até o fim da semana para recolher os pertences da jovem e se inteirar das investigações. A Delegacia de Homicídios da capital é a responsável pelo caso.

UNA LGBT emite nota de Pesar

A União Nacional LGBT de Criciúma emitiu uma nota de pesar sobre a morte da jovem e levantou o debate sobre as estatísticas do país. Segundo a nota, em 2016 o índice de assassinatos contra pessoas LGBT bateu recorde de 347 mortes no país.

A psicóloga especialista em gênero nas escolas e integrante do Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos (DIDH) da Unesc, Rita Guimarães, ressalta a importância de falar sobre o assunto. “Eu honestamente não vejo outra saída que não pela educação. É falando sobre a diversidade, sobre direitos humanos, sobre cultura de paz que a gente cria pessoas melhores para esse mundo”, ressalta. “Hoje estamos de luto e estamos com muito medo também. Mas não estamos sós. Pela Julia e por tantas outras Julias que estão por aí, resistiremos”.

Confira na íntegra a nota de pesar:

A União Nacional LGBT de Criciúma manifesta seu mais profundo pesar pela precoce perda da jovem Julia Volp, que foi encontrada morta hoje em Florianópolis.
Julia tinha 20 anos e era uma jovem criciumense cheia de sonhos e um futuro incrível pela frente. Representou brilhantemente nossa cidade em um concurso de beleza trans, o Miss T Brasil e levava no rosto um sorriso que sempre nos encorajava a seguir firmes na luta contra todas as formas de opressão.
Infelizmente vivemos no país que mais mata Transexuais e Travestis no mundo. Em 2016, o índice de assassinatos contra pessoas LGBT bateu recorde com 347 mortes e atualmente a estimativa é de uma morte a cada 25h por crime de ódio.
Precisamos dar um basta nesta violência desenfreada. Clamamos por justiça.

› FONTE: Jessica Rosso – Portal Engeplus

Comentários