Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Exposição com debate sobre a violência contra as mulheres no CIC

Publicado em 03/07/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


Essa é a proposta do debate aberto ao público marcado para amanhã (4) a partir das 15h no CIC, na sala Lindolfo Bell, em Florianópolis. A discussão faz parte da exposição da artista plástica Janete Machado, denominada "ROTAS ALTERADAS", que tem a curadoria de Meg Tomio Roussenq. A mostra inclui telas, audiovisual e relatos sobre o feminicídio, que é "uma ferida exposta e o silêncio e a impunidade aceleram e intensificam essa triste realidade em Santa Catarina", alerta Janete. Em 2015, pelo menos 143 mulheres foram mortas, vítimas de violência no estado, aumentando as estatísticas brasileiras que denunciam a cada hora 503 casos. Despertar um olhar diferenciado para esses números e dar um basta à violência é o objetivo da proposta artística.

A exposição permanece no CIC, na sala Lindolfo Bell, até dia 16 deste mês. Uma grande mobilização está marcada para amanhã (4), quando Janete Machado promoverá debate aberto ao público sobre o tema da violência contra as mulheres, a partir das 15h, no mesmo local.

Participarão dos debates autoridades e profissionais da área da segurança, saúde e educação de Santa Catarina. Vai reunir também instituições interessadas no tema, profissionais que atuam nas áreas afins, órgãos governamentais de apoio e controle e ONG&39;S. Professores e graduandos dos cursos da área da Saúde, Psicologia, Educação, Direito e Sociologia, além de alunos do Ensino Médio estão convidados para interagir com as autoridades e profissionais da segurança, saúde e educação no Estado.

ALERTA

Janete Machado Sena quer sensibilizar a sociedade. A intenção é mostrar que "a arte tem poder de transformar a voz de um artista em voz coletiva ecoando e contribuindo para conscientização". A exposição dos trabalhos representa denúncia e convite à reflexão sobre esse tema. "É uma ferramenta poderosa de questionamentos sociais e culturais, favorece a disseminação de atitudes igualitárias, provoca um novo direcionamento do olhar sobre a realidade da violência contra as mulheres e consequentemente, uma mudança social. Aos poucos, a arte, cada qual no seu tempo e na sua medida, promove essa mudança tão almejada" explica Janete.

As obras produzidas pela artista têm forte impacto. Fazem apelo à reflexão, visando o respeito à mulher, no tratamento dispensado em seus lares, nos locais de trabalho e de lazer, nas ruas, no interior dos transportes coletivos, nas redes sociais e na mídia em geral. A exposição é aberta ao público.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br) Paulo Scarduelli

Comentários