Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto 12:30 recebe o grupo Karibu nesta quarta-feira (10)

Publicado em 09/06/2015 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O projeto 12:30 desta quarta-feira, 10 de junho, apresenta o trio Karibu, grupo conhecido na cena cultural de Florianópolis. O show, gratuito e aberto à comunidade será realizado às 12h30min, no Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.

O grupo

Formado por François Muleka (violão e voz), Max Tommasi (bateria) e Trovão Rocha (baixo fretless), o Karibu foi criado no início de 2010 quando os três artistas se juntaram para produzir um som que falasse sobre as influências que a cidade pode trazer às pessoas e suas relações.

Karibu é um termo que em Swahili, a língua africana, expressa votos de boas vindas, denotando a vontade dos integrantes de apresentar músicas simples em arranjos complexos, porém acessíveis e interessantes para músicos e “não-músicos”. Em março de 2011, o grupo estreia o show Baile Perfumado, totalmente autoral, com participações especiais, como Amado João, parceiro na composição que dá nome ao espetáculo.  O show, assim como o trio, tem um clima urbano e transpira as influências do rock, do jazz, dos ritmos do congo e do Brasil.

Em seu pouco tempo de existência, o Karibu já se apresentou para diversas plateias. Os primeiros dois ensaios abertos aconteceram no Centro de Artes da UDESC e o primeiro show foi durante a Semana do Calouro, promovida pelo Diretório Acadêmico na mesma universidade. Em março de 2011, o Karibu apresentou pela primeira vez o Baile Perfumado, no teatro do SESC.

Os músicos

François Muleka é filho de congoleses e cresceu numa atmosfera artística rica, convivendo desde cedo com o universo do folclore, da pintura, música, danças e literaturas de várias regiões do Brasil e da África. Atua profissionalmente como músico desde 2002 em shows pelo Brasil, Argentina e França.

Max Tommasi toca bateria com várias bandas em Florianópolis. Já acompanhou os Stereo Tipos e Rafa Brasileiro (compositor de Canção da Bailarina e Meu Nego). Graduando em Artes Visuais na UDESC, divide suas habilidades artísticas entre a pintura e a música. É famoso por seus grooves de funk e black music.

Trovão Rocha começou a estudar contrabaixo aos 14 anos com o contra-baixista Renato Valério e desde então, participou de bandas de diversos estilos, tocando na noite de Florianópolis. Em 2006 ingressou no curso de licenciatura em música da UDESC e teve a oportunidade de estudar harmonia e arranjo com Sérgio Freitas, arranjo e improvisação com Leonardo Garcia, análise com Guilherme Sauer Bronn e composição com Acácio Tadeu Piedade. Participou ainda de diversas oficinas e workshops onde pôde estudar e tocar com músicos importantes do cenário instrumental brasileiro como Ronaldo Saggiorato, André Neiva, Daniel Santiago, Gabriel Grossi, André Vasconcelos, André Marques, Paulo Braga, Genil Castro, Thiago do Espírito Santo, Arismar do Espírito Santo, Endrigo Betega e Jorge Helder.

Projeto 12:30

Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura (SeCult) da UFSC, o Projeto 12:30 apresenta atrações culturais como música, dança e teatro às quartas-feiras, ao ar livre, no Varandão do CCE, com atrações gratuitas e abertas à comunidade. Este ano, o projeto acontece quinzenalmente.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto, dentro do campus da UFSC, devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9447 / 3721-3853 ou por e-mail, enviando mensagem para [email protected]

 

SERVIÇO:

O QUÊ: apresentação do grupo Karibu

ONDE: Projeto 12:30, no Varandão do CCE, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis-SC.

QUANDO: 10 de junho de 2015, quarta-feira, às 12h30min.

QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.

 

 

 

› FONTE: DAC UFSC

Comentários