Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fita: Encerramento com espetáculo de companhia inglesa, no TAC

Publicado em 28/05/2015 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O festival passou por oito cidades e encerra com apresentação única de "In Suspension", neste sábado

Movimentos exatos e naturais, bonecos suspensos por fios e um ator manipulador preciso são características do espetáculo "In Suspension", da Cia. Stephen Mottram&39;s Animata (Inglaterra). A montagem está na programação da nona edição do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação, que vai até 30 de maio.

 "In Suspension" encerrará o festival, que lotou os espaços por onde passou – foram oito cidades e cerca de 40 apresentações. "Na abertura trouxemos um espetáculo do Giramundo, sempre muito requisitado em todo Brasil e exterior. Para encerrar, nada melhor do que um especialista em teatro de animação reconhecido mundialmente", afirma Sassá Moretti, coordenadora geral do FITA. A apresentação será neste sábado, dia 30, no TAC – Teatro Álvaro de Carvalho, às 20h.

No espetáculo, o diretor, bonequeiro e ator manipulador Stephen Mottram brinca com percepções de coisas cotidianas. Sua manipulação imprime uma fascinante naturalidade ao movimento dos bonecos (fios, autômatos), que levam o espectador a se identificar com os personagens e ser levado a um mundo  mágico, divertido e poético em que as regras, como gravidade e equilíbrio  parecem ter mudado.

Sem texto, o espetáculo é acessível ao público com deficiência auditiva.

O Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA), já consagrado com um dos grandes festivais do gênero do Brasil, traz a Santa Catarina no mês de maio espetáculos inéditos e importantes grupos nacionais e internacionais. A 9º edição do Festival é patrocinada pela CAIXA Econômica Federal, tem apoio institucional da UFSC/SECULT e é uma realização da Fazendo Fita Cia. Artística. A coordenação geral do festival é da professora da UFSC Sassá Moretti - Departamento de Artes e Libras - DALi/CCE - e a coordenação executiva, da cenógrafa Zélia Sabino - Departamento Artístico Cultural - DAC/Secult.

 

 

› FONTE: Manu Pinheiro

Comentários