Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Festival e Fórum da Leitura agitam Florianópolis

Publicado em 11/05/2015 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Capital reunirá grandes nomes da literatura nacional de 25 a 29 de maio

O Festival da Leitura de Florianópolis, com mesas de debate, oficinas e palestras, terá presenças ilustres de 25 a 27 de maio, no hotel Quinta da Bica d´Água. O escritor Zuenir Ventura (recentemente incorporado à Academia Brasileira de Letras), a autora infantojuvenil Eliane Debus, o jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto, os filósofos Juliano Garcia Pessanha e Elton Luiz Souza, e a poeta Alice Sant&39;Anna são alguns nomes já confirmados.

A iniciativa é do Instituto Parati e a realização é da organização Cidade Futura, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura e Prefeitura de Florianópolis, entre outras instituições ligadas ao livro e à leitura. "O festival terá diferentes iniciativas, como as estações Bom de Ler, oficinas de leitura, saraus de histórias, e a série Bom de Ler Filosofia, Prosa e Poesia", conta José Paulo Teixeira, diretor-executivo do Instituto Parati.

Já no dia 28 de maio, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a Plataforma Bom de Ler reunirá escritores, artistas e professores que contribuem para a formação da nova geração de leitores no Brasil para um momento de produção, invenção e criação. "Queremos despertar o olhar para a literatura, a poesia e a filosofia, o desenvolvimento da imaginação, da inteligência e da paixão pela vida, pela paz e pela cultura", explica Teixeira.

III FÓRUM DO LIVRO E DA LEITURA

A apresentação do diagnóstico e a entrega do Plano Catarinense do Livro e da Leitura, com a composição da câmara setorial, marcarão o III Fórum do Livro e da Leitura, no dia 29 de maio, no Cinema do CIC. Estarão presentes José Miguel Wisnik, músico e doutor em teoria literária, e Affonso Romano de Sant&39;Anna, ex-diretor da Biblioteca Nacional.

A iniciativa do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura começou em 2013 e desde então mobiliza agentes e gestores públicos, privados e não governamentais na elaboração de sugestões que possam assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas e produtivas.

"Reuniremos todas as instituições que participam desde o início da elaboração do documento. Teremos representantes do sul, do oeste, da Grande Florianópolis e demais regiões do estado para este marco que será a apresentação do plano", observa Teixeira.

De acordo com o diretor-executivo, é preciso que toda a sociedade compreenda a importância da leitura para o desenvolvimento da cidadania e a promoção da qualidade de vida. "Só conseguiremos elevar os índices no país com a construção de diretrizes, estratégias, metas e ações que possibilitem isso", finaliza.

As inscrições e as programações completas do Festival da Leitura de Florianópolis e do III Fórum do Livro e da Leitura podem ser acessadas no site http://www.bomdeler.org.br/festival.

SERVIÇO

Festival da Leitura de Florianópolis

Data: de 25 a 27 de maio

Locais: Hotel Quinta da Bica d&39;Água

Plataforma Bom de Ler

Data: 28 de maio

Locais: CIC

 

 

 

› FONTE: Palavracom

Comentários