Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Conselho Estadual dos Povos Indígenas promove apresentação cultural em Florianópolis

Publicado em 28/04/2015 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepin/SC) promove nesta quinta-feira, 30, a partir das 14h uma apresentação cultural na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) para lembrar o dia do índio, comemorado em 19 de abril.

“Atividades como essa servem para refletirmos sobre a importância e preservação dos povos indígenas, a manutenção de suas terras e o respeito a sua cultura”, destaca Maria Iris Bessa, secretária executiva do conselho.

Durante o evento, os representantes das etnias guarani, kaingang e xokleng falarão sobre sua cultura. A solenidade será encerrada com o coral da escola Itaty e a dança da etnia xokleng. Também está prevista uma exposição de artesanato.

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), participa da atividade junto com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Procuradoria da República e Cepin.

Dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010 apontam que existem mais de 18 mil indígenas em Santa Catarina. Destes, nove mil vivem em aldeias e pertencem as etnias Kaingang, Guarani e Xokleng. Eles encontram-se em municípios do Alto Vale do Itajaí, nas regiões Norte, Oeste e na Grande Florianópolis.

Para auxiliar essa população existe o Cepin/SC, vinculado a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), que tem como função a proteção, a promoção, o fortalecimento e a valorização indígena.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários