Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo do Estado abre inscrições para projetos nas áreas de turismo, cultura e esporte

Publicado em 10/04/2015 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) abre, na próxima segunda-feira, 13, o prazo de inscrição de projetos a serem executados em 2015, que poderão receber apoio financeiro dos Fundos de Incentivo ao Turismo (Funturismo), à Cultura (Funcultural) e ao Esporte (Fundesporte).

No âmbito do Funturismo serão abertos três Programas de Transferência, contemplando eventos turísticos que impulsionem a movimentação de turistas entre municípios de uma mesma região catarinense ou entre elas, de outros estados ou países. Também, eventos que coloquem em discussão temas relevantes para o segmento e ações relacionadas a articulação, promoção e comercialização de roteiros e produtos turísticos no estado.

 

Projetos que visam a estruturação de novos atrativos turísticos ou melhorias naqueles já existentes e no seu entorno, implantação de sinalização turística e fomento à implementação de Centros de Atendimento ao Turista (CATs), poderão ser inscritos na modalidade “Infraestrutura”.

No âmbito do Funcultural também serão abertos três programas, abrangendo a difusão e a circulação de concertos e apresentações de orquestras e corais em âmbito regional, estadual e nacional; apoio a festivais, feiras e mostras artísticas e culturais; e para formação, capacitação e qualificação para agentes, gestores e comunidade.

Os programas no âmbito do Fundesporte contemplam construção, reforma e melhoramento de infraestrutura esportiva, como praças e parques, quadras, pistas, complexos esportivos e ginásios; incentivo à carreira de atletas de modalidades individuais (atleta olímpico ou paralímpico, internacional, sul-americano, nacional, estadual, de base e escolar); incentivo às equipes esportivas de base, escolar ou universitária e de alto rendimento; atividades esportivas continuadas de base, escolar e de participação; e eventos esportivos de alto rendimento nos municípios, região e estado.

Como se inscrever

Para concorrer ao apoio financeiro proveniente dos Fundos, o proponente deverá, primeiramente, realizar o cadastro no Sistema de Transferência do Governo do Estado, na Internet (www.sef.sc.gov.br/sctransferencias). Após esta etapa, é preciso encaminhar para a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do município os documentos exigidos na legislação específica. A SDR confirmará as informações do cadastro. Se aprovado, o proponente receberá um login e senha para acessar o Sistema de Transferências para incluir a proposta.

Todos os projetos inscritos passarão pela análise técnica para enquadramento nas políticas de turismo, cultura ou esporte, análise da documentação e orçamento. Depois disso, são avaliados pelo Conselho Estadual e Comitê Gestor de cada área. Ainda assim, o repasse do apoio financeiro ao proponente selecionado está sujeito à disponibilidade de recursos em cada Fundo.

As inscrições poderão ser feitas até 22 de maio de 2015. Contudo, a equipe técnica da SOL que gerencia o Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, ao Turismo e ao Esporte (Seitec) reforça a orientação aos proponentes para que a documentação, em qualquer um dos programas, seja encaminhada o quanto antes, evitando transtornos de última hora.

Serviço

A Secretaria Estadual da Fazenda, por meio do SC Transferências (http://www.sef.sc.gov.br/sctransferencias/sistema ), disponibilizou manuais e vídeos que explicam, passo a passo, como efetuar o cadastro do proponente e da proposta.

Lista de programas 2015:

Funturismo

- Eventos geradores de fluxo turístico

- Eventos do turismo

- Infraestrutura turística

 

Funcultural (clique aqui para acessar detalhes de cada modalidade)

- Difusão e a circulação - orquestras e corais

- Festivais, feiras e mostras artísticas e culturais

- Formação, capacitação e qualificação

 

Fundesporte 

- Infraestrutura esportiva

- Rumo à vitória (atletas individuais)

- Equipes esportivas de base

- Equipes esportivas escolares/universitárias

- Equipes esportivas de alto rendimento

- Atividades físicas esportivas continuadas de base

- Atividades físicas esportivas continuadas de participação

- Atividades físicas esportivas continuadas do esporte escolar

- Eventos esportivos de rendimento.

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários