Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Espaço das Oficinas do CIC recebe exposição de desenhos e vídeo-objeto de Alan Langdon

Publicado em 17/03/2015 Editoria: Cultura Comente!


De 19 de março a 14 de abril, o artista norte-americano Alan Stone Langdon expõe no Espaço das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Serão exibidos dez desenhos e um vídeo-objeto, inspirados em uma cadeira antiga encontrada na casa da mãe do artista. A entrada é gratuita.

Tendo como ponto de partida uma passagem do livro "As Portas da Percepção", de Aldous Huxley, Langdon desdobra formas de ver e transcrever a presença da cadeira, abrindo arestas para o inconsciente e o plástico, destituindo o objeto de sua utilidade para destilar sua existência como forma de luz, sombra e sugestão.

As obras foram realizadas durante a Oficina de Exploração Visual, orientada pela artista plástica e professora Mara Santos no CIC. As obras expostas marcam, para o artista, um retorno à produção plástica, linguagem que influenciou profundamente seu trabalho em vídeo-arte e documentário.

Sobre o artista

Alan Stone Langdon é norte-americano e mora no Brasil desde 1983. Atua nas artes plásticas, produzindo ao longo dos anos uma constante e diversa gama de trabalhos em desenho, pintura e vídeo. É bacharel em Belas Artes pela Rhode Island School of Design (EUA), onde se especializou em Cinema, Video e Animação.

Experimentando com os gêneros de documentário e ficção pessoal, seus trabalhos em vídeo tendem a nascer de sentimentos e experiências de buscas, distâncias e estranhamentos, para desenvolver um diálogo lírico-filosófico com o mundo externo. Em 2009, concluiu seu primeiro longa, o premiado documentário "Sistema de Animação", co-dirigido com o amigo Guilherme Ledoux. Trabalhos experimentais como "O Retrato de Doriana Extra Cremosa com Sal" e "Animus" exploram o cruzamento dos territórios do vídeo e das artes plásticas.

Serviço:

O quê: Exposição "Descadeira", de Alan Langdon

Onde: Espaço das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica

Abertura: 19 de março, às 19h.

Visitação: até 14 de abril. De segunda a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min.

Informações: (48) 3664-2636

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários