Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Palestra sobre arte tumular

Publicado em 09/03/2015 Editoria: Cultura Comente!


Professora de história da arte Maria Elizia Borges

Professora de história da arte Maria Elizia Borges

Professora Maria Elizia Borges fala sobre o tema no Palácio Cruz e Sousa

Estão abertas as inscrições para a palestra A escultura italiana e a sua influência na arte tumular brasileira com a professora de história da arte da Universidade Federal de Goiás, Maria Elizia Borges, umas das principais autoridades sobre o tema no Brasil.

A fala de Maria Elizia ocorre no dia 18 de março, às 19 horas, no Palácio Cruz e Sousa, no centro de Florianópolis e faz parte da programação da mostra fotográfica Diálogo entre Eros, Psique e Thanatos, de Ro Cechinel. As inscrições podem ser feitas pelo fone 48 3665-6363.

A exposição de Ro Cechinel apresenta 30 fotos captadas nos cemitérios de “Staglieno”, em Gênova, na Itália, e da “Consolação” e “Necrópole São Paulo”, na capital paulista, com uma abordagem erótico sensual de esculturas tumulares.

A palestrante fez doutorado na PUC de São Paulo e é autora do livro A Arte Funerária no Brasil (1890-1930). Estuda e escreve artigos sobre o assunto e coordena o projeto de pesquisa sobre o desenvolvimento artístico da arte funerária brasileira no período da Primeira República.

Em Arte Funerária no Brasil, Maria Elízia desvenda a história da arte funerária, produzida pelos marmoristas italianos em Ribeirão Preto (SP). O estudo evidenciou a trajetória dos artistas, o tipo de produto, os locais de exposição, as encomendas e o gosto estético da população, revelando a maneira de viver da sociedade da época.

Mais informações sobre livros e artigos da professora sobre a arte funerária

http://www.artefunerariabrasil.com.br/livrosArtigos.php

 

O quê: A escultura italiana e a sua influência na arte tumular brasileira com a professora Maria Elizia Borges. 

Quando: 18 de março (quarta-feira), às 19h. 

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. Praça 15 de Novembro, Centro, Florianópolis. 

Quanto: gratuito. Inscrições pelo fone 48 3665-6363.

› FONTE: FIFO LIMA press

Comentários