Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Esculturas tumulares são tema de exposição no Museu Histórico de Santa Catarina

Publicado em 20/02/2015 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O uso de esculturas sobre túmulos que teve seu auge no século 19, e início do século 20, é o objeto da exposição fotográfica Diálogo entre Eros, Psique e Thanatos, de Ro Cechinel.

A mostra abre na quinta-feira, 26, às 19h30, na Sala Martinho de Haro, no Museu Histórico de Santa Catarina, localizado no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

As imagens foram captadas pela artista nos cemitérios de “Staglieno”, em Gênova, na Itália, e da “Consolação” e “Necrópole São Paulo”, na capital paulista, e provocam uma reflexão sobre os mistérios da vida e da morte. As 30 fotos realizadas por Ro Cechinel não são reproduções das esculturas, mas um recorte do erotismo sublinhado pela artista, que pesquisa o tema desde 2010.

Esculpidas em granito, mármore e bronze, as peças formam um museu a céu aberto. Os cemitérios de Staglieno e da Consolação têm visitas guiadas. As esculturas eram realizadas em jazigos das famílias abastadas e das mais diferentes religiões: judaica, protestante, muçulmana, católica e também em sepulturas de ateus. As obras são representações de saudades, amor, tristeza, nobreza, respeito, inocência, sofrimento, dor, reflexão e arrependimento.

Segundo Ro Cechinel, algumas das centenárias esculturas que fazem parte destes museus, revelam uma carga emocional, um sentimento de ausência e fazem pensar sobre o mistério da beleza e da morte , às vezes com uma carga erótico-sensual que muitos escultores imprimiram em suas obras, eternizando sentimentos privados que pela primeira vez se tornaram públicos.

Entre as fotos da mostra, foram selecionadas cinco imagens que serão apresentadas ao lado de poemas de Cruz e Sousa, cujos textos poéticos estão em diálogo com as fotografias da artista. Os textos escolhidos do poeta simbolista são Serpente de cabelos, Dança do ventre, Cristo de Bronze e Beleza morta.

Rosane Cechinel é natural de Apucarana, no Paraná. É graduada em artes visuais pela Udesc, onde fez especialização em arte educação.

Frequentou oficinas, workshops e cursos de fotografia. Vive em Florianópolis desde 1972, onde lecionou educação artística em escolas estaduais e municipais. Participou de salões e exposições coletivas e individuais em Santa Catarina e na Itália, onde passou a dividir o seu calendário artístico-profissional nos últimos sete anos.

Durante a exposição, no dia 18 de março, às 19 horas, no Palácio Cruz e Sousa, a professora de História da Arte na Universidade Federal de Goiás, Maria Elizia Borges, ministra a palestra A escultura italiana e a sua influência na arte tumular brasileira. Autora do livro A Arte Funerária no Brasil e História da Arte Brasileira, Maria Elizia fez doutorado na PUC de São Paulo e é uma das principais especialistas sobre o tema no Brasil

Serviço:

O quê: Exposição Diálogo entre Eros, Psique e Thanatos, de Ro Cechinel.

Abertura: 26 de fevereiro (quinta-feira), às 19h30min.

Visitação: até 29 de março, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.

Onde: Sala Martinho de Haro do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. Praça 15 de Novembro, Centro, Florianópolis.

Entrada gratuita

Informações: (48) 3665-6363

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários