Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Datafolha: Dilma tem 52% dos votos válidos e passa Aécio, com 48%

Publicado em 21/10/2014 Editoria: Eleições Comente!


foto: Bom humor petista: ultrapassagem na pesquisa a seis dias da decisão -  Ichiro Guerra/Dilma 13

foto: Bom humor petista: ultrapassagem na pesquisa a seis dias da decisão - Ichiro Guerra/Dilma 13

A seis dias da votação, petista cresce três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Já Aécio, que liderava até hoje, perde 3% dos votos válidos.

A terceira rodada da pesquisa Datafolha para o segundo turno mostra, pela primeira vez nesta etapa, que Aécio Neves (PSDB) foi ultrapassado por Dilma Rousseff (PT). Divulgado nesta segunda-feira (15), o levantamento mantém a situação de empate técnico no limite da margem de erro (dois pontos percentuais, para mais ou para menos), mas mostra Dilma com ascensão de três pontos percentuais.

A petista registra 52% dos votos válidos (49% no levantamento anterior, de 15 de outubro), quando são descartados votos brancos, nulos ou indecisos, enquanto Aécio tem 48% (antes, 51%).

Se considerados os votos totais (contabilizados os votos nulos, brancos e indecisos), Dilma tem 46%, enquanto o senador mineiro tem 43% das preferências. Na pesquisa anterior do Datafolha, Aécio tinha 45% dos votos totais (perdeu dois pontos percentuais) e Dilma, 43% (ganhou três pontos).

As declarações de voto em branco e nulo chegaram a 5%, enquanto 6% dos entrevistados disseram ainda não saber em quem votar.  No primeiro turno, a contagem das urnas mostrou que Dilma teve 41,59% dos votos válidos, contra 33,55% de Aécio.

Avaliação

A aprovação do governo Dilma, diz o Datafolha, é de 42% (na pesquisa anterior, 40% haviam classificado a gestão petista como “ótimo” ou “bom”). Já o percentual de quem vê o governo como “regular” é de 37% (38% na última semana), enquanto 20% o avaliam como “péssimo” (antes, 21%). Apenas 1% disse não saber responder.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa entrevistou 4.389 eleitores de 257 municípios nesta segunda-feira – ou seja, já sob o efeito do terceiro debate de segundo turno entre Dilma e Aécio, domingo (19), na TV Record.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Esse percentual quer dizer que, se o levantamento for reaplicado por 100 vezes consecutivas, em 95 ocasiões os resultados ficariam dentro da margem de erro de 2%, para cima ou para baixo. O levantamento pode ser conferido no Tribunal Superior Eleitoral, onde está registrada sob o protocolo BR01140/2014.

 

 

 

 

› FONTE: Congresso em foco

Comentários