Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

21ª Festival Isnard Azevedo abre na sexta-feira (17)

Publicado em 13/10/2014 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Abertura será pela primeira vez com um espetáculo de rua no Centro Histórico.

Subo para esquecer o que de baixo já não consigo ver, da Cia Carabina Cultural, de Belo Horizonte, inaugura o 21º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo, na sexta-feira (17), às 19h30, no Centro Histórico de Florianópolis.

É a primeira vez que um espetáculo de rua abre o evento. A performance urbana em forma de cortejo vai partir do Largo da Alfândega até o Largo da Catedral, chamando a cidade para o maior festival de teatro do Estado. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Em cena, os atores utilizam música, tecnologia e elementos circenses para construir sua abordagem em torno da formação do mundo contemporâneo.

O espectador viverá a experiência de como a humanidade foi construindo suas comunidades, regras e espaços, desde a luta inicial pela sobrevivência ao conflito entre povos e religiões e chegando aos dias atuais onde normas criam divisões sociais e as leis regulam a vivência humana.

Toda programação é gratuita e pode ser acessada em http://www.floripateatro.com. Ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes do início dos espetáculos. Cada pessoa pode retirar até dois bilhetes.

O festival ocorre ao longo de nove dias, de 17 a 25 de outubro em 27 centros culturais de Florianópolis, tanto no centro da cidade como em comunidades do interior da Ilha e do Continente. São 38 espetáculos de 22 companhias teatrais de seis estados.

A edição deste ano estabeleceu um recorde, com um número de 416 inscrições contra 199 do ano passado. Para Sulanger Bavaresco, diretora do Festival Isnard Azevedo, este crescimento representa a vitalidade da produção teatral brasileira, mas especialmente significa um reconhecimento e a representatividade do Festival em âmbito nacional.

Entre os espetáculos convidados, o público pode assistir Os Gigantes da Montanha, com o premiado Grupo Galpão, de Belo Horizonte, Onde? Ação Nº 2 e Desmontagem Evocando os Mortos – Poéticas da Experiência com o grupo gaúcho Ói Nóis Aqui Traveiz, Júlia, com o Cirquinho Revirado, de Criciúma, e Eu Confesso, do Grupo Armação, de Florianópolis.

FORA DO PALCO

Fora dos palcos, o Festival Isnard Azevedo abre outras fronteiras. Uma delas, criada nesta edição, é a Roda de Negócios Teatrais, que ocorre no dia 22, das 10h às 18h, na Casa da Memória, onde profissionais do setor vão ter contato com curadores dos principais festivais brasileiros para apresentação de portfólio.

A finalidade é ampliar a circulação e visibilidade sobre o teatro produzido em Florianópolis, criando outro canal de seleção para festivais ou promovendo a indicação de espetáculos da cidade para eventos específicos. Interessados em participar devem enviar um email até o dia 15 para [email protected] solicitando sua inscrição

A crítica teatral vai entrar em debate no dia 21, às 15h, no Ceart. E a parceria com as faculdades de teatro de Florianópolis está sendo oxigenada nesta edição. A produção realizada por estudantes vai ganhar visibilidade, envolvendo 120 professores, alunos e técnicos em duas mostras.

A 4ª Mostra Circuito Universitário em Cena da Udesc apresentará 11 peças. E a partir deste ano, a UFSC também entra em cena com um circuito de três espetáculos.

Para os dias 22 e 23, das 8h às 12h, está prevista a oficina O ator e a criação coletiva, de Marcos Coletta do Grupo Quatroloscinco, de Belo Horizonte no Ceart da Udesc. A proposta é trocar experiências práticas com artistas, estudantes e pesquisadores. Interessados devem enviar currículo resumido e pequeno texto de interesse para o e-mail [email protected].

A expectativa é que o público ultrapasse a média de 25 mil espectadores. Cerca de 20% dos ingressos é reservada para estudantes das escolas da Grande Florianópolis. Para agendar turmas de alunos, os diretores e professores devem enviar um email para [email protected] e serão orientados a fazer a inscrição.

A realização do festival é da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes com patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Funcultural eTractebel Energia e com apoio do Centro de Artes da Udesc, Rádio Udesc, Janela Cultural, Alquimídia, Sesc/SC e Universidade Federal de Santa Catarina

SERVIÇO

O quê:  21º Floripa Teatro - Festival Isnard Azevedo. Quando: 17 a 25 de outubro. Onde: O festival ocorre em 27 espaços culturais da cidade.       

Quanto: gratuito

 

 

› FONTE: FIFO LIMA

Comentários