Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

O estático e o movimento: um paradoxo pelas lentes da fotógrafa Luciana Petrelli

Publicado em 06/09/2013 Editoria: Cultura Comente!


‘Vertigens e Vestígios’ traz a artista novamente ao cenário cultural, mostrando sua fotografia em dois recortes

Ela é fotógrafa, com grande experiência em fotojornalismo e na área cultural. Empresária, já permeou diversos segmentos da economia, mas sempre com uma paixão: a fotografia. Em todo e qualquer lugar que esteja, Luciana carrega consigo uma câmera fotográfica para registrar momentos singulares, porém diferentes. Seus cliques são nada convencionais, fazem com que o espectador de sua imagem reflita e crie um contexto em sua produção.

Depois de mais de 35 anos registrando, Luciana agora adentra o mundo das galerias de arte, e inaugura no próximo dia 11 de setembro, quarta-feira, sua nova exposição de fotografias intituladaVertigens e Vestígios, no Coletivo Arte e Comunicação, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. A mostra reunirá 14 obras, imagens de recortes da natureza, por um ângulo singular, registrando o simples e o natural, o belo que torna-se arte. Os registros apresentados na mostra foram realizados entre 2011 e 2013 e expressam uma nova fase da artista. “Liberdade é o que definiria meu atual processo produtivo. Estou em uma fase madura, trabalho sem a obrigação de apresentar um resultado, mas preocupada com a minha percepção, comprometida com minhas propostas criativas. Faço por paixão, instinto e por dedicação à minha vocação. A fotografia é parte intrínseca do meu ser. Registro pelo prazer e isto não tem dia e nem local determinado”, explica Luciana Petrelli.

A ideia da mostra é antiga, uma vez que a artista possui um vasto material de arquivo, mas recentemente, incentivada pela galerista de Myrine Vlavianos, Luciana deu vida ao seu projeto. A mostra Vertigens e Vestígios reúne 14 fotos em tamanhos que variam de 30x45cm a 100x100cm. São recortes de um cotidiano que confundem os limiares entre arte e documento, entre o fato e o abstrato, mas segundo a curadora da Mostra, Lucila Horn, são imagens que nos convidam a olhar com atenção, pois o sentido da fotografia está, em todos os sentidos, no olhar. “Minha intenção é levar a reflexão, fazer com que as pessoas criem e viagem ao fixarem seus olhos na arte. Esse é o prazer e a satisfação de um artista: permitir um novo mundo a partir de seu trabalho”, justifica Petrelli.

Todas as fotos foram impressas na técnica em jato de tinta mineral sobre papel de algodão PH neutro - Fine Art Inkjet Paper/Casa Hahnemühle – que garante a qualidade de impressão exigida hoje no mercado de arte fotográfica. As produções estarão à venda e a exposição conta com a organização de Myrine Vlavianos Arte Contemporânea. Após a exposição, as obras não comercializadas passarão a uma galeria de arte.

Inauguração

No dia 11 de setembro, Luciana Petrelli receberá amigos, convidados e amantes da arte a partir das 19h30 para o coquetel de inauguração de sua exposição que marca seu retorno ao cenário cultural e artístico.

 

Serviço:

Exposição Vertigens-Vestígios de Luciana Petrelli

Onde: Coletivo Arte e Comunicação, rua João Pacheco da Costa, 595, Canto dos Araçás, Lagoa da Conceição, Florianópolis

Quando: de 11 de setembro a 05 de outubro, de quarta a sábado, das 17 às 22h

Inauguração: coquetel de inauguração dia 11 de setembro a partir das 19h30

› FONTE: Apoio Comunicação

Comentários