Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

PSB, PV e PSC decidem apoiar Aécio Neves

Publicado em 09/10/2014 Editoria: Eleições Comente!


foto: Decisão de Marina Silva deve ser anunciada nesta quinta-feira - Pedro França

foto: Decisão de Marina Silva deve ser anunciada nesta quinta-feira - Pedro França

Presidenciável tucano recebeu a garantia que os partidos entrarão em sua campanha para a disputa do segundo turno. Posição de Marina Silva, terceira colocada nas eleições, deve ser anunciada nesta quinta-feira (09).

Segundo colocado no primeiro turno nas eleições presidenciais, o senador Aécio Neves (PSDB) recebeu formalmente nesta quarta-feira (8) o apoio de três partidos para a disputa do segundo turno. A partir de hoje, o PSB, o PV e o PSC entrarão na campanha do tucano.

Terceira colocada no domingo, com 21% dos votos válidos, Marina Silva (PSB) deve anunciar amanhã sua posição. “Agradeço a todos eles [partidos que já oficializaram apoio], eu os quero nesta caminhada agora”, disse Aécio, em evento em Brasília.

Principal partido a aderir à campanha de Aécio Neves, o PSB decidiu hoje em Brasília. Dos 29 membros do diretório nacional, 21 votaram pelo apoio formal ao PSDB. O senador João Capiberibe (AP) se posicionou pela aliança com Dilma Rousseff (PT), enquanto outros sete preferiram a neutralidade.

Coordenadora da campanha de Marina, a deputada federal Luiza Erundina (SP) votou pela neutralidade. Acompanharam a pessebista a senadora Lídice da Mata (BA), o senador Antonio Carlos Valadares (SE), Bruno da Mata (Secretário da Juventude), Joilson Cardoso (secretário sindical), Kátia Born (do diretório de Alagoas), e o presidente interino Roberto Amaral.

Eduardo e Everaldo

Mais cedo, o PV decidiu apoiar o tucano por 33 votos a favor do apoio a Aécio, seis pelo apoio à Dilma e três abstenções. O candidato do partido à Presidência da República no primeiro turno, Eduardo Jorge, disse que o partido encontrou maior convergência com as propostas de Aécio Neves. Segundo Eduardo Jorge, apesar do apoio, o PV manterá uma postura crítica e de independência.

O presidente do PV, deputado federal José Luiz Penna, disse que o interesse do PV na alternância do poder é um dos fundamentos para o apoio a Aécio Neves. “Temos diferenças, mas marcamos nosso interesse pela alternância de poder”, disse. Segundo ele, as diferenças de posicionamento serão apresentadas ao candidato do PSDB.

Além do PSB e PV, o PSC também fechou apoio a Aécio nesta quarta-feira. Em evento do PSDB, o presidenciável do partido afirmou que o tucano fará um governo voltado para os pobres. Para ele, o tucano “representa a verdadeira mudança que o país está precisando”. Ele destacou o compromisso do candidato tucano em manter o Bolsa Família, e encerrou dizendo: “Conte comigo, Aécio”.

 

 

 

› FONTE: Congresso em foco

Comentários