Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Confira curiosidades sobre a próxima legislatura da Assembleia

Publicado em 09/10/2014 Editoria: Eleições Comente!


foto: Miriam Zomer/Agência AL

foto: Miriam Zomer/Agência AL

Representação por regiões

O Oeste/Meio-Oeste segue com o maior número de parlamentares na próxima legislatura. Ao todo são 12 deputados, um a mais que na atual legislatura. Em seguida, Sul, Vale do Itajaí e Norte contarão com sete parlamentares cada. Sul e Vale perderão uma cadeira, cada. Já o Norte terá um deputado a mais a partir de 2015.

A Grande Florianópolis terá um representante a menos: serão cinco deputados. O Planalto Serrano ganhou uma cadeira: passará de um para dois deputados (confira neste quadro).

Representação feminina

Na eleição de 2010, foram eleitas quatro mulheres para a atual legislatura. No entanto, com a saída de Dado Cherem para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma mulher – Dirce Heiderscheidt  (PMDB) – foi efetivada no mandato, aumentando para cinco deputadas.

A partir de 2015, a bancada feminina volta a ter quatro representantes, mas sem a perspectiva de aumentar, já que entre os cinco suplentes mais bem posicionados dos partidos e coligações com representação não há mulheres.

Assembleia mais jovem

A média de idade dos deputados da próxima legislatura será de 51 anos, quatro anos mais jovem que a média atual (55 anos). No dia 1º de fevereiro de 2015, dia da posse, o mais jovem será Carlos Chiodini (PMDB), com 32 anos; o mais idoso, Narcizo Parisotto (DEM), com 69 anos.

Profissões

Os advogados serão maioria entre as profissões, como já ocorre na atual legislatura. Atualmente, a Assembleia tem em seus quadros oito advogados; no próximo ano, serão 12.

Já a “bancada médica” diminuirá. Hoje, são cinco deputados médicos. A partir de 2015, esse número cai para três.

Os administradores seguem com o mesmo número de cadeiras: seis. Haverá, ainda, agropecuaristas (três), empresários (três) e jornalistas (dois), entre outras profissões.

Mandatos

Os deputados de primeiro mandato serão 13 a partir de 2015. Na comparação com a relação dos deputados eleitos em 2010, são 16 novos nomes, pois Dirce Heiderscheidt (PMDB), Maurício Eskudlark (PSD) e Mauro de Nadal (PMDB) começaram como suplentes, mas foram efetivados no decorrer da atual legislatura.

Na outra ponta, dois parlamentares dividem o recorde de mandatos na Assembleia: Romildo Titon (PMDB) e Narcizo Parisotto (DEM), com seis legislaturas, cada. Ambos chegaram ao Parlamento em 1995 e poderão seguir até 2019.

 

› FONTE: ALESC

Comentários