Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Disque Eleitor do TRE-SC atende mais de 500 telefonemas

Publicado em 01/10/2014 Editoria: Eleições Comente!


foto:  Equipe estará de plantão durante esta semana, inclusive no dia da votação - TRE

foto: Equipe estará de plantão durante esta semana, inclusive no dia da votação - TRE

Com cinco dias de funcionamento, o Disque Eleitor da Justiça Eleitoral de Santa Catarina, já atendeu 503 ligações.

A expectativa é que a procura pelo serviço aumente durante esta semana, nos últimos dias que antecedem o primeiro turno das eleições. O atendimento teve início em 25 de setembro e se estende até o 5 de outubro pelo telefone 0800-648-3310. A ligação é gratuita.

Com atenção voltada para o dia da votação, as principais dúvidas dos eleitores estão em como justificar a ausência às urnas e em descobrir o próprio local de votação. Além desses temas, um número significativo de pessoas tem procurado o Disque Eleitor para entender o funcionamento do voto em trânsito - a modalidade permite que eleitor vote para presidente mesmo fora do seu domicílio eleitoral.

“Em geral, são pessoas que ouviram sobre o assunto e resolvem ligar para saber se ainda podem pedir a habilitação”, explica a coordenadora do Disque Eleitor, Simone dos Santos Di Bernardi Martins. Para votar em trânsito o eleitor deveria ter realizado o pedido até 21 de agosto, indicando um dos três municípios catarinenses em que gostaria de votar (Blumenau, Joinville ou Florianópolis).

Com funcionamento entre 9 horas e 19 horas, as ligações dos eleitores têm se concentrado no período da manhã e no meio da tarde. Para garantir que todas as dúvidas dos eleitores sejam solucionadas, o Disque Eleitor estará aberto também no sábado (4), das 9 horas às 21 horas, e no domingo, das 7 horas às 19 horas.

Entre os assuntos que podem ser respondidos pelo Disque Eleitor estão: a obrigatoriedade do voto; como votar (branco, nulo, na legenda, etc.); prazo para tirar a segunda via do título; como justificar a ausência às urnas no dia da eleição; que documentos o eleitor deve levar para provar sua identidade; locais de votação, entre outros.

O eleitor também pode encontrar a informação que está buscando através do site do TRE-SC, na seção de Tira-Dúvidas, onde uma série de dados está disponível. Essa é uma alternativa para o eleitor que tiver acesso à internet. (da Assessoria de Imprensa do TRE-SC)

Expediente
De 29/9 a 3/10 (segunda a sexta) – das 9 horas às 19 horas;
Em 4/10 (sábado, dia anterior às eleições) – das 9 horas às 21 horas;
Domingo (dia da votação) – das 7 horas às 19 horas.

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários