Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

TRE-SC e cartórios intensificam preparativos para o 1º turno das eleições

Publicado em 11/09/2014 Editoria: Eleições Comente!


foto: Paulo Custódio Fernandes, coordenador de Eleições do TRE-SC - Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

foto: Paulo Custódio Fernandes, coordenador de Eleições do TRE-SC - Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Há exatos 25 dias do primeiro turno das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e os cartórios eleitorais de todo o estado intensificam os preparativos para o dia da votação, em 5 de outubro. Segundo o coordenador de Eleições do tribunal, Paulo Custódio Fernandes, todas as ações envolvendo a realização do pleito transcorrem conforme o planejado.

Somente o TRE-SC tem cerca de 1,3 mil atividades programadas até o dia da eleição. Os cartórios eleitorais do estado também têm o trabalho intensificado. Muitos funcionam durante os fins de semana e até no período noturno para atender à demanda.

No final de agosto, foram feitas as vistorias nos quase 3,9 mil locais de votação do estado, onde serão instaladas as urnas eletrônicas. Os equipamentos passaram por testes de manutenção preventiva e corretiva no depósito do TRE-SC, em Florianópolis, e já foram encaminhados para as zonas eleitorais. Lá, passam por mais testes antes de serem carregados com os dados referentes às eleições deste ano.

No momento, vários cartórios realizam os treinamentos dos mesários e presidentes de mesa que vão trabalhar em 5 de outubro.  “O treinamento é importante para repassar as novidades. Os mesários fazem um treinamento prático com a urna para que tudo transcorra dentro da normalidade no dia da votação”, explica Fernandes.

Audiências públicas

No decorrer deste mês, os 105 cartórios eleitorais farão as audiências públicas, com a presença dos fiscais dos partidos políticos, de representantes do Ministério Público e da OAB, para gerar as mídias que serão utilizadas nas urnas, além de finalizar a preparação dos equipamentos e realizar a conferência dos dados oficiais.

Segundo o coordenador do TRE-SC, a Justiça Eleitoral conta com cerca de 18 mil urnas eletrônicas no estado. Desse montante, entorno de 15 mil serão utilizadas. As 3 mil restantes fazem parte de uma reserva de contingência, utilizada caso algum dos equipamentos apresente problema. Além disso, cada cartório prepara urnas de lona, caso haja problemas com as urnas reservas. Para isso, cerca de 400 mil cédulas foram impressas.

O uso das urnas de lona, no entanto, é cada vez mais raro. Conforme Paulo Fernandes, na eleição de 2012, não foi preciso recorrer às cédulas. A última ocorrência em Santa Catarina foi registrada em 2010, numa seção eleitoral de Joinville.

Documentação

Embora os prazos para tirar o título de eleitor, fazer transferência do local de votação e optar pelo voto em trânsito eleitoral já tenham acabado, os eleitores ainda podem emitir a segunda via do título nos cartórios. Conforme Fernandes, esse procedimento é realizado até 10 dias antes do dia da votação.

“É importante ressaltar que embora não seja obrigado, é recomendado que o eleitor leve o seu título, além do documento de identificação com foto, no dia da votação”, lembra o coordenador do TRE-SC.

 

 

 

› FONTE: ALESC

Comentários