Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dupla de músicos catarinenses apresenta concerto didático no Cinema do CIC

Publicado em 14/08/2014 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação / FCC

foto: Divulgação / FCC

A segunda edição do ano no projeto Música Didática no Cinema, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio da Diretoria de Difusão Artística, terá a apresentação do Villa Duo, na próxima quarta-feira, 20, às 14h30min, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A proposta é apresentar concertos com viés didático e entrada gratuita para o público.

O Villa Duo é formado pelos músicos catarinenses Waleska Sieczkowska (violino) e Anderson Fiorelli (violoncelo). Atualmente radicados na Alemanha, os musicistas possuem vasta experiência internacional e já se apresentaram em algumas das principais salas de concerto do Brasil e da Europa. Desde a sua criação, em 2011, o Villa Duo já realizou diversas apresentações em cidades catarinenses, gaúchas e alemãs.

O concerto pretende aproximar público e música erudita. Para isso, foi dada grande atenção à escolha do repertório e, nesta apresentação, serão executadas músicas de compositores de diferentes nacionalidades e épocas. Na maioria delas, os compositores fizeram uso de temas folclóricos, tornando-as bastante acessíveis aos menos acostumado com este estilo. Curiosidades a respeito dos compositores e dos instrumentos utilizados também serão mostradas ao público.

Sobre os músicos

Walesca Sieczkowska - Bacharel em Música (violino) pela Udesc (2010), a violinista florianopolitana iniciou seus estudos com o professor Jeferson Della Rocca, prosseguindo-os com Oliver Yatsugafu, Leonardo Piermatiri (Udesc), Paulo Bosísio (RJ) e Elisa Fukuda (SP). Aos onze anos, passou a integrar a Camerata Florianópolis, na qual ocupou a cadeira de spalla em 2009 e 2010.

À frente da mesma orquestra atuou como solista diversas vezes, apresentando grandes obras do repertório violinístico, como Tzigane de Ravel (2011), Concerto n.2 de Wieniawski (2010) e as Quatro Estações de Vivaldi (2008).

Integrando o naipe dos primeiros violinos, participou de várias gravações de CD/DVD, concertos e turnês tanto no Brasil como no exterior. Em 2008 e 2009, fez parte do programa de intercâmbio da Universidade da Georgia (EUA), onde se aperfeiçoou com o violinista Levon Ambartsumian (Rússia-EUA).

Atualmente, reside em Munique e se especializa em violino barroco com o professor Stefano Montanari (Itália) e com a professora Mary Utiger na Hochschule für Musik und Theater München. Realiza concertos em diversas cidades europeias com grupos como a Bayerische Philharmonie (Alemanha), Tonanton (Suiça), Arcomelo (Itália) e Schwetzinger Hofmusik Akademie (Alemanha).

Anderson Fiorelli - O violoncelista catarinense iniciou seus estudos na Escola de Música de Videira (SC) e concluiu sua graduação na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe de Maria Alice Brandão. Em 2009, recebeu o diploma de Concertista da Zürcher Hochschule der Künsteem Zurique (Suíça), onde estudou com Roel Dieltiens.

Viveu posteriormente em Milão (Itália), onde se especializou em violoncelo barroco com o professor Gaetano Nasillo. Venceu o Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) em 2012 e foi premiado no Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio (2011) e no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil em Piracicaba (SP) em 2003. Recebeu bolsas de estudo da Fundação Ernst Widmer (Aarau-Suíça) e do Rahn Kulturfonds (Zurique-Suíça).

Como solista, apresentou-se à frente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Camerata Florianópolis, Filarmônica da EMBAP, Orquestra Filarmônica da UFPR e Orquestra Filarmônica Mahle. Já se apresentou em importantes salas como o BOZAR de Bruxelas (Bélgica), a Tonhalle de Zurique, o Arcimboldi de Milão, a Schubertsaal de Viena (Áustria) e o Teatro Rococó de Schwetzingen (Alemanha).

Atualmente reside em Munique (Alemanha) e é mestrando no curso de violoncelo barroco da Hochschule für Musik und Theater-München na classe de Kristinvon der Goltz. Além de ser o primeiro violoncelista da Orchestra Barocca di Monaco, é violoncelista do Arte Piano Trio e do Villa Duo.

Serviço:

O quê: Villa Duo - Música Didática no Cinema

Quando: 20 de agosto, às 14h30min

Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis (SC)

Entrada gratuita

Informações: (48) 3664-2646

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários