Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Unisul de Florianópolis promove Mostra de Mosaicos

Publicado em 08/08/2014 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Peças de sete artistas ilustram as dependências dos dois endereços da Unisul no centro da capital.

A Unisul de Florianópolis recebeu os alunos para este segundo semestre letivo com a primeira Mostra de Mosaicos Unisul. A produção de sete artistas ficará exposta, até o dia 29 de agosto, nos dois endereços da Unidade, nas ruas Dib Mussi e Trajano. Além de firmar a importância do mosaico como expressão artística de Florianópolis, a Mostra tem como propósito a transformação de materiais, fomentada pelos anseios de cada artista.

O mosaicista transforma as superfícies, cria desenhos e gera movimentos com suas tesselas de azulejo, mármore, pedras, pastilhas e vidro. As obras expostas na Unisul resultam de um trabalho delicado, que se reveste de paciência e organização.

Conheça os artistas que participam da Mostra. 

Sergio Matos Martins, nascido em Florianópolis, Analista de Sistemas e mosaicista por paixão há 14 anos, descobriu a arte do mosaico apreciando a execução do Mural do Residencial Porto de Cadiz, AV. Mauro Ramos, Florianópolis. Seus trabalhos estão direcionados em resgatar a arquitetura e cotidiano de quem mora em Florianópolis com a série “Florianópolis Juntando os Cacos”.

Atualmente esta focado em organizar eventos que busquem firmar a importância do mosaico como expressão artística em Florianópolis, com exposição e encontros de artistas. 

A mosaicista Liz Panek, com formação acadêmica em Secretariado Executivo há 12 anos, descobriu no mosaico a sua identidade com as artes. Seus trabalhos trazem motivos marinhos, geométricos, romanos, abstratos, esotéricos, a fauna e a flora. Na execução utiliza as mais variadas bases: madeira, cimento celulose, tela talagarça, aplicação em cerâmica. Na escolha de materiais Liz aposta na diversidade: contas em cerâmica, espelho, porcelana, pedras brasileiras, conchas, vidro temperado, azulejos, pastilhas e peças modeladas em cerâmica esmaltada. A intenção da mosaicista é criar um movimento de valorização do mosaico e ir além dos utilitários. Para Liz Panek mosaico é a história do mundo. É arte pura e permanente.

Lú Corrêa desenvolve mosaicos desde 1999, foi sócio-fundadora da AMPAP – Associação de mosaicistas profissionais e amadores do Paraná e participou de diversas mostras de mosaico neste período. A partir de 2000 passou a ensinar a arte do mosaico em diversas técnicas em Curitiba PR, Ilhabela SP e Florianópois SC. É apaixonada pelo lado artístico e terapêutico do mosaico.

Márcio Timtim é mosaicista desde 2004, em Curitiba PR, Ilhabela SP e Florianópolis SC. Também trabalha com esmaltação de cerâmica e atua no desenvolvimento de projetos e comunicação do Lú e Timtim ateliê.


Os mosaicistas "DyA" Daniel Gimenez (de Montevideo/Uruguay) e Angel Derivi (de Porto Alegre/ Brasil), cidadãos Florianopolitanos, desenvolvem juntos, desde 2009, esta arte milenar de uma forma urbana e contemporânea, criando, quadros, peças, números para residências, tampos de mesas, móveis, e outros artigos em mosaico.

Celina Luiza Romagnan, formada em Ciências Sociais UFSC, com Pós-graduação em Educação, relata sua aproximação com a arte de mosaico: “Havia uma casa em reforma ao lado da minha. Notei que poderia pegar alguns cacos de cerâmica que descartavam e tentar fazer algo. Estava atravessando uma depressão recorrente e me pareceu uma boa ideia fazer algo com aqueles cacos. Minha surpresa foi que, ao organizar aqueles pequenos pedaços, me reinventava também. E assim começou uma história de amor pelo mosaico que não mais me abandonou”

 

 

 

› FONTE: Imprensa Unisul

Comentários