Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Museu de Arte de Santa Catarina prorroga exposição de Tércio da Gama

Publicado em 08/08/2014 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Mais de cem obras do artista plástico e desenhista Tércio da Gama fazem parte da exposição Tércio, o Coração no Olho, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em Florianópolis.

A mostra teve sua visitação prorrogada até 14 de setembro, de terça-feira a sábado, das 10h às 20h30min; domingos e feriados, das 10h às 19h30min, com entrada gratuita. O patrocínio é do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura (Funcultural), por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado.

Aos 81 anos e com 56 de carreira, Tércio da Gama produz de maneira intensa. Por isso, 90% das obras escolhidas foram pintadas nos últimos cinco anos. Mas trabalhos das décadas de 1980 e 90 também foram selecionados.

A curadoria, assinada por Fernando Lindote, segue uma leitura alternativa às normalmente propostas. Tércio da Gama nasceu em Florianópolis em 1933 e é contemporâneo de outras figuras de destaque da cena artística da Capital nas décadas de 1950 e 60 como Meyer Filho e Hassis, todos representantes do Modernismo em Santa Catarina. Ele ainda é conhecido como regionalista – manifestações folclóricas, religiosas, casario e personagens como rendeiras e pescadores são recorrentes na sua obra.

Mas para o curador, o artista vai além. “Tércio não ficou parado no registro modernista, faz coisas diferentes, é um artista em processo”. Mesmo o tema regionalista apresenta desvios. “Para Tércio, o mais importante não é o resultado e, sim, o processo. Sua fidelidade é à pintura. Por isso, ele fragmenta e desconstrói as imagens”, analisa.

A partir dessas perspectivas, foram organizados três núcleos:

“No Olho do Outro” – Reúne as obras escolhidas pelo curador, com visão do trabalho, disposição, espaçamento e sequência específicas.

“No Olho de Tércio” – Seleção de trabalhos pelo próprio artista. Traz uma concepção com uma visão caleidoscópica, não hierárquica – que é própria do artista, com paredes cheias.

“Um Olho no Acervo, Outro no Tércio” – Apresenta também a leitura do curador, mas com o diálogo entre as obras de Tércio, seus colegas de geração (Hassis e Meyer Filho) e de outros artistas contemporâneos, todos incluídos no acervo do Masc. Entre eles, o também pintor Paulo Whitaker (que tem um modo de construção semelhante, apesar do repertório diferente) e a fotógrafa Rochele Costi (que também faz um trabalho fragmentado).

Para visitar:

O quê: Exposição Tércio, o Coração no Olho

Quando: até 14 de setembro, com visitação de terça a sábado, das 10h às 20h30min, e domingos e feriados, das 10h às 19h30min.

Onde: Museu de Artes de Santa Catarina (Masc), no Centro Integrado de Cultura (CIC) - Avenida Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica - Florianópolis (SC)

Quanto: Gratuito.

Informações: (48) 3664-2630

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários