Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Escola Livre de Música volta às aulas com show Soprando Baixo

Publicado em 05/08/2014 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Escola Livre de Música de Florianópolis abre as atividades do segundo semestre letivo nesta quarta-feira (6), com o concerto-show “Soprando Baixo”, que reúne o saxofonista Gledison Zabote e o contrabaixista Arnou de Melo. O duo faz apresentação gratuita para alunos, professores e público em geral, às 17h30, no auditório da ELM / núcleo do Centro, na Rua Alves de Brito nº 334.

Em turnê por Santa Catarina e Paraná, divulgando o CD “Soprando Baixo”, primeiro trabalho autoral, Zabote e Melo pretendem compartilhar as experiências e descobertas sonoras obtidas desde 2010, quando criaram a formação instrumental pouco convencional, unindo saxofone e contrabaixo. Além do espetáculo, a parceria inusitada será também tema de algumas aulas na Escola Livre de Música.

Com projeto executado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, a Escola livre de Música atende atualmente cerca de 400 alunos na faixa etária de 6 a 80 anos em cursos de musicalização e de instrumentos realizados no Centro e também no núcleo do Campeche, que funciona junto à Fundação Cultural Simpozio.

Patrocinado pela Tractebel Energia, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC), a Escola Livre de Música visa à formação de músicos e criação de orquestras, bandas e grupos eruditos e populares, fomentando o desenvolvimento do mercado musical em Florianópolis. O projeto incentiva o gosto pela música erudita e popular, despertando competências, habilidades e senso estético na área musical.

Soprando Baixo

Espetáculo intimista, o show Soprando Baixo instiga o espectador-ouvinte a imaginar o contexto harmônico e rítmico na sonoridade que resulta da combinação instrumental incomum do saxofone com o contrabaixo. Usando o jazz como linguagem de improvisação, Arnou de Melo e Gledison Zabote interpretam e recriam histórias, utilizando-se do trabalho autoral e da energia da música instrumental.

No repertório, o duo apresenta composições próprias e obras de outros músicos, como o pianista Rafael dos Santos e o baixista argentino Marcos Archetti. O show Soprando Baixo já foi realizado em Joinville, Timbó e Itajaí, em Santa Catarina. Além de Florianópolis, os músicos se apresentam ainda em Curitiba (5/08) e Joinville (8/08), onde encerram a turnê, com gravação ao vivo no Teatro do Sesc.

Arnou de Melo é músico contrabaixista, compositor e produtor musical. Formado pelo BIT - Bass Institute of Technology do MI - Musicians Institute de Los Angeles, Califórnia, em 1990, recebeu o prêmio de “Outstanding Student of the Year”. Melo começou a carreira profissional aos 17 anos em bandas de baile, como a 4ª Redenção, grupo de projeção no sul do país nos anos 1980.

Com quatro décadas de atuação no Brasil e Estados Unidos, o músico já tocou com nomes como Luiz Meira, Cláudio Infante, Vinícius Dorin, Arismar do Espírito Santo, Cuca Teixeira, Jorginho do Trompete, Toninho Horta, Lupa Santiago, Carlos Ezequiel, Guinha Ramirez, Alessandro Kramer, Robertinho Silva, Téo Lima e outros grandes nomes da música brasileira. Em 2009 gravou o primeiro CD solo "Fantasia" com composições e arranjos próprios.

Nascido em Joinville, Gledison Zabote também entrou em contato com o mundo musical muito cedo, iniciando na bateria e violão. Posteriormente, descobriu o saxofone e, com ele, identificou-se com a música brasileira e o jazz. Graduado em Harmonia e Improvisação pelo Conservatório Belas Artes de Joinville, participou de várias oficinas e workshops com músicos de destaque nacional como Marcelo Martins, Carlos Ezequiel, Mario Sève, Nelson Faria, Conrado Paulino, Vinicius Dorin, Léa Freire, Daniel Maudonet, e Arismar do Espírito do Santo, entre outros.

Atualmente, Zadote integra os quartetos Dedo de Prosa e Enraizados, toca com o acordeonista Alex Reimann, e faz duo com o baixista Arnou de Melo (Soprando Baixo), além de dirigir os trabalhos da “Joinville Jazz Big Band”, projeto contemplado pelo Mecenato Municipal 2012/ SIMDEC em Joinville (SC).

SERVIÇO

O quê: Concerto-show Soprando Baixo na volta às aulas da Escola Livre de Música

Quando: quarta-feira (6/08) – 17h30

Onde: Escola Livre de Música – Núcleo do Centro

           Rua Alves de Brito nº 334 – Centro

Quanto: gratuito

Informações: (48) 3225-2083

 

 

 

› FONTE: FCFFC - Assessoria de Comunicação

Comentários