Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

7º Múltipla Dança movimentará Florianópolis entre 20 e 25 de maio

Publicado em 19/05/2014 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Estreias, espetáculos, oficinas, palestra, diálogos, mostra de vídeos, lançamentos de livros, homenagem, um dispositivo de interlocução e festa. Entre discussões, aulas práticas e apresentações, o 7º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna/2013, movimentará Florianópolis entre os dias 20 e 25 de maio.

Em sintonia com a sua própria história, o desejo de encontro entre os artistas e a proposta de enfatizar a construção do conhecimento em torno da dança, a edição 2014 propõeestímulos reflexivos e atuação prática em torno da tarefa da crítica. Tudo é gratuito, com exceção dos valores dos livros.

Realização da Arte Movimenta, ofestival ocorrerá em nove locais diferentes de Florianópolis, nos quais serãoapresentadossete espetáculos, um internacional e um único de rua, voltado ao público infantil.

Com 14 convidados, a programação prevêquatro oficinas, três palestras e diálogos, três lançamento de livros, uma mostra de vídeos com 12 curtas internacionais e cinco site-specifictambém internacionais, além de dois documentários e 13 registrosque integram o projeto Dança em Foco 10 Anos – Videodança no Brasil.

Com o patrocínio da Funarte/Ministério da Cultura, o evento reunirá profissionais de dois países e quatro Estados brasileiros. A atração internacional vem da Argentina. “Maneries”, de LuisGaray& Co., coloca em cena a performer FlorenciaVecino, que trabalha o corpo como material linguístico.Garay, colombiano radicado em Buenos Aires, é reconhecido pelo seu virtuosismo e contemporaneidade de seus manifestos coreográficos.

A direção geral do Múltipla Dança está sob a responsabilidade de Jussara Xavier, que também partilha a coordenação de programação e curadoria com Marta Cesar. A homenagem deste ano, uma prática adotada a cada edição, destaca a contribuição de Sandra Meyer.

Doutora em artes, comunicação e semiótica (PUC/SP), professora de dança e técnicas corporais do curso de licenciatura em teatro e do Programa de Pós-graduação em Teatro – mestrado e doutorado do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ela é autora de cerca de 80 textos críticos publicados em jornais, revistas e livros. Articuladora, sua marcante atuação estende-se do trabalho de diretora e coreógrafa do Ballet Desterro (1984-1992), à curadoria e organização de eventos, à docência na Udesc, onde atualmente está envolvida com o projeto de implantação da graduação em dança.

Nos passos de Sandra Meyer e com o desejo de ampliar conhecimento, o programa deste ano faz uma aposta no interesse de investigadores e artistas na prática da escrita, falada, filmada e dançada. “Dança e Criação”, “Corpo Presente”, “Forma-Less” e “Escrita com a Dança” são as quatro oficinas oferecidas na perspectiva de ampliar o número de críticos neste campo de saber.

Além da homenageada, Santa Catarina estará representada com os espetáculos “Solidão Pública”, de Adilso Machado e “Sobre Expectativas e Promessas”, do Cena 11 Cia. de Dança. Neste ano, “ninhos”, performance da Balangandança Cia. (SP), faz uma associação entre dança e ecologia.

Dirigido por Georgia Lengos, eleocupará o Parque Ecológico do Córrego Grande.  Voltada para o público infantil, a coreografia se embasa em brincadeiras de criança, movimentos de animais e à similaridade entre diferentes espécies. A obra, única apresentação de rua do evento, é subvencionada pelo Programa Rumos Dança Itaú Cultural 2012-2014.

Serviço:

Casa das Máquinas: ruaHenrique Veras do Nascimento, 50, Lagoa da Conceição, tel.: 3232-1514

CDS/UFSC: Campus Universitário, Trindade

Ceart/Udesc: av. Madre Benvenuta, 1907, bairro Itacorubi

Célula Cultural: rod. João Paulo, 75, bairro João Paulo, tel.: 3234-5078

Parque Ecológico do Córrego Grande (Horto Florestal): rua João Pio Duarte Silva, 535, bairro Córrego Grande, tel.: 3234-3522

Teatro da Ubro: escadaria da rua Pedro Soares, 15, Centro, tel.: 3222-0529

Teatro Álvaro de Carvalho (TAC): rua Mal Guilherme, 26, Centro, tel.: 3028-8070

Teatro Ademir Rosa (CIC): av. Gov. IrineuBornhausen, 5600, bairro Agronômica, tel.: 3953-2334

Fundação Badesc, rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, tel.: 3224-8846

 

 

 

 

› FONTE: NProduções

Comentários