Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Vértice Brasil oferece programação de teatro feito por mulheres

Publicado em 08/04/2014 Editoria: Cultura Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A quarta edição do Vértice Brasil, que ocorre de 06 a 13 de abril, promove residências para os participantes, apresentações e conversas abertas ao público.

Uma semana toda dedicada ao teatro feito por elas. O Vértice Brasil 2014 - em residência abre sua quarta edição neste domingo, 06 de abril, no SESC Cacupé, trazendo artistas de várias partes do Brasil e também do mundo.

No encontro o tema “Corpo, voz e gênero” direciona toda a programação de atividades - são residências, debates e performances distribuídos em seis dias de evento. Os trabalhos corporais, voltados apenas aos participantes inscritos, contam com a coordenação de três grupos de teatro convidados: a atriz, diretora e professora de voz Linda Wise (França), o trio formado pelas atrizes e pesquisadoras Ana Cristina Colla, Raquel Scotti Hirson e Naomi Silman, do LUME Teatro (Brasil) e artista multidisciplinar, coreógrafa e bailarina Clara Lee Lundberg (Suécia).

Com o objetivo de criar espaço para a troca de ideias e opiniões, todos os dias o encontro realiza o quadro “Conversas Multiplicadoras", a partir das 18h, de segunda a sexta. Assuntos como as publicações e registro da mulher na arte; Questões de gênero; Repensando a geografia dos encontros, Vértice em Transformação e Feira de Troca estão pautados para os finais de tarde do encontro. Performances abertas ao público também integram a agenda como o espetáculo Diário do movimento do mundo, com atuação de Gláucia Grigolo e direção da argentina Ana Woolf, em 07 de abril, às 21h30, no SESC Cacupé. 

O trabalho é fruto do Vértice Brasil 2010, quando a dupla se conheceu e logo após se uniu para dar vida à dramaturgia protagonizada pela personagem  Lenita, ex-engraxate e sapateira, apaixonada por literatura e por gatos. A sua relação com os livros e os sapatos torna-se um mote para refletir sobre a existência e o cotidiano.

Os sapatos servem de via de entrada para que a personagem conheça o mundo e se relacione com os demais. Além de passagens biográficas, a narrativa é inspirada no livro “A elegância do ouriço”, de Muriel Barbery, e contempla trechos ou citações de Clarice Lispector, Virginia Woolf, Ana Cristina Cesar, Leon Tolstoi e Guimarães Rosa. 

Com concepção e atuação de Raquel Scotti Hirson e direção de Ana Cristina Colla, do LUME Teatro, o espetáculo Alphonsos é solo que lida com a poesia e imaginação recriados para no corpo, nas memórias pessoas que conectam a atriz ao bisavô, o poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimaraens (1870-1921).

No desejo de dançar poesia, a atriz encontra o homem por trás de sua obra e o reinventa do ponto de vista da criança que sonha ser o bisavô, com a descontinuidade e lógica fantasiosa de uma memória redescoberta. Em cartaz na terça-feira (08), às 21h30. 

Em cartaz na quinta-feira, 10 de abril, às 21h30, a demonstração técnica “Ser estando mulheres”, com Ana Cristina Colla (LUME), que indaga sobre a questão: Vestir-se do outro como revelação de si mesmo.

Será isso possível? Ana busca a resposta no ser-estar em cena, narra através das imagens que cria e corporifica seu saber impresso no corpo. Na sexta-feira (11), Clara Lee Lundberg (Suécia) encerra a programação com o trabalho “Luana is present”. No sábado (12), o Cabaré é lugar livre para as apresentações artísticas das participantes, onde elas terão a oportunidade de apresentar fragmentos de cenas que serão organizados em uma sequência e cuja condução será feita pela atriz Naomi Silman, do LUME.

"Será ao mesmo tempo uma pequena mostra de trabalhos e uma confraternização entre as participantes do evento”, explica Marisa Naspolini, idealizadora do Vértice Brasil junto com as artistas GláuciaGrigolo, Bárbara Biscaro e Monica Siedler. O Vértice Brasil é um encontro bienal que engloba pesquisa, formação e mostra de espetáculos, ligado ao Projeto Magdalena, rede internacional de mulheres de teatro presente em mais de 50 países que tem entre seus objetivos facilitar a parceira entre artistas de diferentes nacionalidades. Mais informações no site: www.verticebrasil.net

SERVIÇO

O que: Vértice Brasil 2014 - em residência (Versão nacional do projeto Magdalena, uma rede internacional de teatro feito por mulheres)

Quando: 06 a 13 de abril

Onde: SESC Cacupé

 

 

 

› FONTE: Imprensa SESC

Comentários