Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Floripa Tap abre inscrições e apresenta grandes nomes do sapateado

Publicado em 22/03/2014 Editoria: Cultura Comente!


Derick Grant - crédito Jumaane Taylor

Derick Grant - crédito Jumaane Taylor

Festival acontece de 24 a 27 de abril com cinco convidados americanos e cinco brasileiros.

A intensidade, a musicalidade, a beleza e a magia do sapateado está de volta aos tablados da capital catarinense. Faltando pouco mais de um mês para a quarta edição do Floripa Tap, a organização do evento apresenta uma programação de cursos inéditos e a participação de grandes nomes do gênero no mundo, que colocam o festival da Ilha de Santa Catarina entre os maiores do Brasil.

O Floripa Tap, que ocorre de 24 a 27 de abril, já recebe inscrições para as aulas e disponibiliza ingressos para a noite de abertura, quando sapateadores estrangeiros e brasileiros se revezarão nas apresentações no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Três vezes mais inscritos aos cursos, 60% de participação de dançarinos de outros estados, 10 grandes nomes do sapateado convidados, sendo cinco americanos e um teatro três vezes maior para o espetáculo de abertura.

Os números levantados pela produção do Floripa Tap não apenas mostram a consolidação do evento no calendário dos festivais de dança do Brasil, como também indicam uma maior popularização do estilo.

“Claro que o atual cenário de musicais em cartaz ajudam a popularizar o ritmo, mas iniciativas como o festival de Florianópolis e outros pelo Brasil, também, estão dando mais visibilidade ao sapateado, aos dançarinos especializados e criando um circuito superinteressante dentro do País”, destaca Marina Coura, coreógrafa e organizado do Floripa Tap desde a primeira edição.

E o sucesso do Floripa Tap também está nos nomes de peso que ano a ano se apresentam na cidade. Em 2014, essa seleção de talentosos sapateadores acostumados aos principais tablados da Broadway e Hollywood está ainda maior. Dessa vez serão cinco profissionais americanos convidados e mais cinco brasileiros, com tanto destaque quanto os de fora.

Intercâmbio no tablado

Sem sombra de dúvida, o nome mais aclamado da lista é Lane Alexander. Fundador do Chicago Human Rhythm Project, maior festival de sapateado mundo, com passagens por grandes eventos em Nova Iorque, Londres, Washington e Beijing, Alexander é uma sumidade no gênero.

De Boston, Derick Grant já se apresentou nos palcos da Broadway, Los Angeles, Washington e agora em Floripa. O americano também conhece bastante o gingado brasileiro. Ele colaborou em uma peça que misturou sapateado e capoeira com o renomado artista brasileiro Nego Gato, que abria os shows da cantora Daniella Mercury.

Star Dixon, uma das principais dançarinas originais da mundialmente renomada companhia de sapateado MADD Rhythms, também virá ao festival de Floripa. Já lecionou em festivais como The L.A. Tap Fest, Chicago Human Rhythm Project, Detroit Motorcity Tap Fest, & Chicago Tap Fest.

Outro destaque é Brill Barret, fundador do MADD Rhythms, diretor do The Chicago Tap Summit, Brill já performou em eventos como Tap Dance Kid, Imagine Tap, The St. Louis Tap Festival, The Calgary Tap Summit e outros.

De volta para mais uma edição do Floripa Tap, Maud Arnold foi a grande sensação do festival de 2013. A americana ministra cursos ao redor do mundo. Maud foi um dos 20 maiores destaques do sapateado mundial citado na revista americana “Dance Spirit Magazine”. Atualmente, ao lado de sua irmã Chloe Arnold, é diretota do festival de Sapateado em Washington DC (DC Tap Festival).

Destaques brasileiros

Entre os grandes nomes nacionais do sapateado e da música que se apresentarão no Floripa Tap 2014 está a própria Marina Coura, que está já passou por festivais como DC Tap Festival, The LA Tap Fest e o grande Chicago Human Rythm Project. Também presente, Bia Mattar já passou por estilos como clássico, jazz, contemporâneo, especializando-se em sapateado em que é reconhecida nacional e internacionalmente.  Atualmente é representante da macrorregião sul do Colegiado de Dança, vinculado ao Conselho Nacional de Políticas Culturais.

Já Flavia Costa tem participações em espetáculos como Mete Gol1000 TemposProjeto Coleções e Sonhos de Einstein. Em 2013 se apresentou na noite internacional do Tap City, em NY com o solo Falling in the Rain, dirigido por Kika Freire. Leonardo Sandoval tem passagens por competições de dança e programas de TV como: "Passo de Arte", “Xuxa Park”, "Domingão do Faustão" e "Pequenos Brilhantes".   Atualmente, Sandoval mora em Nova Iorque, onde além de se apresentar nas ruas de Manhattan, faz parte dos grupos Apartment 33 e Dorrance Dance.

Para reforçar a equipe de músicos do Floripa Tap 2014, a produção do evento convidou Rodrigo Paiva, músico profissional desde 1989, Licenciado em Música pela Udesc, Mestre em Música pela Unicamp, e atualmente cursando Doutorado em Percussão, também na Unicamp. Realiza a direção musical do grupo Perc Pé de Sapateado e Percussão e coordena o Grupo de Percussão de Itajaí.

Serviço: Floripa Tap 2014

Data: De 24 a 27 de abril (sexta-feira a domingo).

Locais: Cursos na Garagem da Dança (Av. Madre Benvenuta, 1636. Santa Mônica – Florianópolis/SC) e no Ceart – Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Av. Madre Benvenuta, 1907. Itacorubi - Florianópolis/SC).

Inscrições, ingressos e mais informações pelo site www.garagemdadanca.com.br/eventos, pelo telefone (48) 3209-9023 ou na recepção da Garagem da Dança.

 

 

 

 

› FONTE: Alvo Conteúdo Relevante

Comentários