Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mostra Encontro com o Cinema Alemão inicia nesta semana em 21 cidades catarinenses

Publicado em 18/02/2014 Editoria: Cultura Comente!


Obras cinematográficas influentes dos últimos quinze anos compõem a programação, que ocorre de 20 a 27 de fevereiro, com entrada gratuita. 

Confira abaixo a programação em Florianópolis.

Nesta quinta-feira, 20/02 é dada a largada para a Mostra Encontro com o Cinema Alemão, que acontece até o dia 27/02 simultaneamente em 21 cidades catarinenses, com entrada gratuita. Realização do Sesc, em parceria com o Goethe Institut, a programação especial é um desdobramento do ano da Alemanha no Brasil e traz um fragmento da safra de filmes produzidos no final do século 20 e início do século 21 no país.

Em Florianópolis as sessões acontecem no Teatro Sesc Prainha, às 20h, durante a semana. No sábado e domingo, são dois horários: às 18h e 20h.

Para compor a mostra, foram selecionados 10 filmes que configuram o recorte de um cinema articulado com as questões contemporâneas da sociedade ocidental e com dois temas de grande impacto na história do país: a Segunda Guerra Mundial e a vida na Alemanha Oriental com a unificação do país, revisitados por seus cineastas nas questões vivenciadas pelo homem comum.

Em cartaz, obras cinematográficas influentes dos últimos quinze anos, como “Adeus Lenin!” (2003), de Wolfgang Becker, uma valiosa contribuição para o cinema quando se trata da temática acerca da queda do muro de Berlim, ocorrida em 9 de novembro de 1989.

Do mesmo diretor “A vida é um canteiro de obras” (1997) mostra uma sociedade movimentada pelo rock’n roll e pelas manifestações de rua. Em “Berlin is in Germany” (2001), de Hannes Stöhr, um homem só conhecia a Alemanha Oriental, mas ao sair da prisão é subitamente confrontado com uma nova Berlim unificada. “Sonnenallee” (1999), de Leander Haußmann, retrata de forma humorística a vida dos jovens na Berlim Oriental e nas zonas fronteiriças, em 1973.

A Segunda Guerra Mundial é o mote de “4 dias em maio” (2011), de Achim von Borries, uma história sobre o retorno da humanidade aos anos escuros, que narra os últimos quatro dias da batalha, quando todos soldados, soviéticos e alemães,  estão cansados de lutar. Um filme sobre perdão, respeito, preconceito, superação, amizade e amor.

Questões contemporâneas são abordadas em “Yella” (2007), de Christian Petzold, “Todos os outros” (2008), de Maren Ade, “O que permanece” (2012), de Hans-Christian Schmid e “Bem-vindo à Alemanha” (2010), em que a cineasta alemã Yasemin Samdereli conta em tom de comédia as dificuldades de integração dos filhos de imigrantes turcos na sociedade alemã. O filme fala sobre identidades que se transformam pouco a pouco, sobre a complexa questão da pátria de cada um.

Esse recorte proporciona conhecer, por intermédio da ficção, aspectos da vida cotidiana alemã, levando a refletir sobre uma infinidade de questões sociais e humanas, em detalhes normalmente esquecidos, apagados em filmes de mais fácil acesso. Ao trazer a produção cinematográfica contemporânea da Alemanha, a Mostra favorece o estudo e a discussão sobre as questões específicas da arte do cinema e, ao mesmo tempo, conhecer novos aspectos, novos olhares, sobre as questões do homem e da sociedade.

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários