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Reviravolta notável para a eletromobilidade no Brasil

Publicado em 15/02/2024 Editoria: Ingrid Ferretti Comente!


Imagem: mmurphy by Pixabay

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O ano de 2023 marcou uma reviravolta notável para a eletromobilidade no Brasil, com as vendas de veículos leves eletrificados superando todas as expectativas, atingindo 93.927 emplacamentos. Esse crescimento representou um impressionante aumento de 91% em relação a 2022. Em dezembro, as vendas mensais alcançaram 16.279 unidades, quase triplicando os números de dezembro de 2022.
 
A grande virada foi liderada pelos veículos elétricos plug-in (PHEV e BEV), que responderam por 56% das vendas totais, superando os híbridos convencionais a gasolina e flex. Em dezembro, os plug-in representaram 70% das vendas mensais. O presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Ricardo Bastos, atribuiu o excelente desempenho a vários fatores, incluindo o aumento do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos, que impulsionou as vendas nos últimos meses.
Com as vendas de veículos leves eletrificados (PHEV+BEV+HEV) superando as expectativas em todas as regiões. O Sudeste liderou o crescimento com 101%, mas o Nordeste teve um desempenho notável, registrando um aumento de 91%. Destaques incluem Espírito Santo (+169%), Distrito Federal (+161%), e Alagoas (+146%).
 
O Nordeste experimentou um crescimento de 91%, com Maceió (+192%), Fortaleza (+173%), e Recife (+134%) liderando. Cidades como Campinas (+247%), Vitória (+195%), Maceió (+192,2%), e Brasília (+192,1%) também se destacaram. São Paulo liderou as vendas por cidade, seguida por Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.
 
A evolução das vendas no Nordeste sinaliza que a eletromobilidade não é mais exclusiva do Sudeste, disseminando-se por todo o país. O presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Ricardo Bastos, prevê que o mercado continuará crescendo em 2024, projetando um aumento de 60%, com as vendas podendo ultrapassar 150 mil unidades. Ele destaca o contínuo apelo do consumidor pelos veículos plug-in e acredita que o Programa Mover-Mobilidade Verde e Inovação contribuirá para impulsionar ainda mais o mercado.
 
Ricardo Bastos enfatiza o caráter irreversível da eletromobilidade no Brasil e acredita que as medidas governamentais, como incentivos fiscais estaduais, terão efeitos positivos na indústria, gerando empregos, atraindo investimentos e introduzindo tecnologias inovadoras no país. O presidente da ABVE conclui otimista sobre o papel transformador da eletromobilidade na economia brasileira
 
 
Ricardo Bastos destacou que o mercado amadureceu, refletindo a preferência crescente dos consumidores por tecnologias mais limpas. Ele destacou a expectativa de consolidação desse cenário com o lançamento do programa governamental "Mover - Mobilidade Verde e Inovação" em dezembro, visando impulsionar investimentos em veículos leves e pesados, além de infraestrutura de recarga elétrica.
 
Apesar do aumento da carga tributária sobre veículos importados em 2024, Bastos acredita que a tendência de crescimento se manterá, antecipando "boas surpresas" para o setor. O presidente da ABVE expressou otimismo quanto à contínua evolução do mercado de veículos eletrificados no país.
 
VEÍCULOS ELETRIFICADOS LEVES NO BRASIL POR TECNOLOGIA -JAN/DEZ 2023
TECNOLOGIA Jan.23 Fev.23 Mar.23 Abr.23 Mai.23 Jun.23 Jul.23 Ago.23 Set.23 Out.23 Nov.23 Dez.23
TOTAL MARKET GERAL
HEV 569 696 1.035 837 1.100 964 1.489 1.785 1.477 1.536 1.491 2.456 15.435 16,43%
HEV FLEX 1.542 1.733 2.272 2.229 2.296 2.249 2.426 2.699 2.123 2.202 1.910 2.452 26.133 27,82%
PHEV 1.637 1.227 2.095 1.162 2.424 2.394 2.597 3.700 3.028 3.429 4.003 5.353 33.049 35,19%
BEV 755 638 587 565 615 618 950 1.167 1.830 2.370 3.197 6.018 19.310 20,56%
TOTAL 4.503 4.294 5.989 4.793 6.435 6.225 7.462 9.351 8.458 9.537 10.601 16.279 93.927
 
ELETRIFICADOS NO BRASIL 
POR TECNOLOGIA – DEZ 23
TECNOLOGIA Dez.23 MARKET SHARE MENSAL
HEV 2.456 15,09%
HEV FLEX 2.452 15,06%
PHEV 5.353 32,88%
BEV 6.018 36,97%
TOTAL 16.279
 
ELETRIFICADOS LEVES NO BRASIL – MAIS VENDIDOS POR MODELO – JAN/DEZ 23
Ranking Modelo Tecnologia Total geral
TOYOTA/CCROSS XRX HYBRID HEV FLEX 10.283
I/BYD SONG PLUS GS DM PHEV 7.669
TOYOTA/COROLLA APREMIUMH HEV FLEX 6.867
I/BYD DOLPHIN GS 180EV BEV 5.971
I/CAOACHERY TIGGO8 PHEV PHEV 4.605
I/GWM HAVAL H6 PREM HEV HEV 4.221
I/GWM HAVAL H6 GT PHEV 3.738
I/GWM HAVAL H6 PREM PHEV PHEV 2.584
CAOACHERY/TIGGO5X PRO H HEV FLEX 2.398
10º I/VOLVO XC60 T8 ULTIMATE PHEV 2.051
11º TOYOTA/CCROSS XRV HYBRID HEV FLEX 1.832
12º I/BYD YUAN PLUS GL 310EV BEV 1.756
13º CAOACHERY/TIGGO5X PRO HA HEV FLEX 1.373
14º CAOACHERY/TIGGO7 PRO H HEV FLEX 1.303
15º I/VOLVO XC60 T8 PLUS PHEV 1.190
16º I/VOLVO XC40 6 PLUS BEV 1.119
17º I/AUDI Q5 SB P-HIBRIDO PHEV 1.116
18º I/KIA SPORTAGE TMHEV EXP HEV 1.052
19º I/BYD SEAL AWD GS 590EV BEV 1.040
20º TOYOTA/COROLLA ALTIS HV HEV FLEX 1.018
 
 
ELETRIFICADOS LEVES 
POR GRUPO DE MODELOS
JAN/DEZ 23
Ranking Grupo Modelo/Veiculo Total Geral
COROLLA CROSS 12.115
HAVAL H6 10.701
COROLLA 7.885
SONG PLUS 7.669
DOLPHIN 6.812
TIGGO 8 4.605
XC60 4.335
TIGGO 5X 3.899
TIGGO 7 2.244
10º XC40 1.802
11º YUAN PLUS 1.756
12º Q5 1.525
13º DISCOVERY 1.325
14º X5 1.265
15º CAYENNE 1.213
16º XC90 1.201
17º SPORTAGE 1.062
18º DEFENDER 1.047
19º SEAL 1.040
20º RAV4 987
 
ELETRIFICADOS LEVES
POR FABRICANTE
JAN/DEZ 23
Ranking Fabricante Total geral
TOYOTA 21.042
BYD 17.943
CAOA CHERY 11.835
GWM 11.473
VOLVO 8.179
BMW 4.431
LAND ROVER 3.712
KIA 2.382
PORSCHE 2.044
10º AUDI 1.830
11º M.BENZ 1.525
12º MINI 995
13º LEXUS 852
14º JAC 790
15º HYUNDAI 698
16º RENAULT 623
17º HONDA 578
18º JEEP 438
19º FORD 413
20º PEUGEOT 374
 
SÉRIE HISTÓRICA
Vendas/emplacamentos de veículos eletrificados leves no Brasil  - 2012/dezembro 2023
 
FONTE: ABVE Data.
 
O avanço da tecnologia e a crescente preocupação com o meio ambiente têm impulsionado a popularização dos carros elétricos. Mas será que investir em um veículo movido a eletricidade é uma escolha realmente vantajosa? Vamos explorar as vantagens e desvantagens dessa opção inovadora.
Sustentabilidade Ambiental: A principal motivação para a criação dos carros elétricos foi a necessidade de reduzir a pegada de carbono no setor automobilístico. Ao serem 100% livres de escapamento, esses veículos contribuem significativamente para a diminuição da poluição do ar e a preservação do meio ambiente.
 
Carros elétricos oferecem uma experiência de condução mais confortável e silenciosa, graças à ausência de motor a combustão interna. Isso cria um ambiente mais tranquilo para os ocupantes e contribui para a redução da poluição sonora nas áreas urbanas.
Além da ausência de escapamento, os carros elétricos frequentemente vêm equipados com tecnologias de ponta, como direção autônoma e sistemas de entretenimento multimídia. Essas características adicionais aumentam o apelo desses veículos para consumidores que buscam inovação.
A manutenção de um carro elétrico costuma ser mais econômica em comparação com veículos a combustão. A vida útil estendida, associada a uma manutenção reduzida e peças menos sujeitas a desgaste, pode resultar em custos de manutenção até 50% menores ao longo do tempo e acontece primeira cada 2 a 5 anos de uso. 
Em muitos lugares, governos oferecem incentivos fiscais para a compra de carros elétricos, como isenções de impostos e subsídios. Isso pode reduzir significativamente o custo inicial de aquisição.
Embora o preço dos carros elétricos esteja diminuindo, o custo inicial ainda para o investimento inicial é de R$ 150.000,00 dependendo do modelo, é importante considerar os incentivos fiscais e a economia a longo prazo.
A infraestrutura de recarga ainda não está tão disseminada quanto os postos de combustível tradicionais, o que pode causar preocupações relacionadas à autonomia do veículo. No entanto, essa situação está gradualmente melhorando com investimentos contínuos em estações de recarga.
Embora os modelos mais recentes ofereçam autonomia significativa, ainda existem preocupações sobre viagens de longa distância. A infraestrutura de recarga precisa continuar a se expandir para atender às necessidades dos usuários que desejam percorrer grandes distância, porém temos uma autonomia de 300 á 400 km a vantagem que ele ainda vem como tanque que pode ser etanol.
A vida útil de um carro elétrico tende a ser maior do que a de um veículo a combustão. A direção autônoma e a menor necessidade de manutenção mecânica contribuem para um desgaste mais lento. Revisões periódicas, que variam de R$ 150,00 a R$ 500,00 Reais, garantem o bom funcionamento e prolongam a vida útil do veículo.
Em resumo, a decisão de comprar um carro elétrico envolve considerar o custo inicial, a infraestrutura de recarga disponível e o compromisso com a sustentabilidade. Com avanços contínuos na tecnologia e um foco crescente na mobilidade sustentável, os carros elétricos estão se tornando uma opção cada vez mais atraente para consumidores conscientes.
 
 
Redação: Ingrid Ferretti                                               
 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

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