Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ailton Pereira Junior lança "Peixe Livro" nesta terça (24) em Imbituba

Publicado em 24/05/2022 Editoria: Outras cidades Comente!



 

Traga a sua tarrafa para essa pesca literária em Imbituba


O escritor e artista Ailton Pereira Junior lança nesta terça (24) em Imbituba, o livro "Peixe Livro", na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa. Serão dois momentos, no período matutino conversa com estudantes do Ensino Fundamental II e das 18:30 às 21:00 horas evento aberto ao público. 

Nesse encontro, o autor contará sobre o processo de escrita do livro. Desde suas pesquisas sobre a história da cidade de Imbituba até entrevistas e histórias reais que influenciaram a criação de personagens. "Por isso que nesse livro tem espaço para butiá, tainha, farinha de mandioca, praia, revolução farroupilha, baleia franca e muita invenção literária" afirma Ailton.

No campo literário, a obra ganha influência das memórias inventadas da poesia de Manoel de Barros, dos versos ritmados de Dorival Caymmi em "Canções Praieiras" e do olhar antropológico de Itamar Vieira Junior.  

O livro estará sendo vendido por R$ 35,00 reais. E pode ser adquirido, também, no site da editora: https://www.ouricoedicoes.com.br/

Traga a sua tarrafa para essa pesca literária!

LANÇAMENTO E RODA DE CONVERSA
Peixe Livro, de Ailton Pereira Júnior
Data: 24/05/2022, Terça
Horário: 09:00 às 10:30 horas - Roda de conversa (60 vagas)
              EBM Deputado Joaquim Ramos (8º Ano)
              EEB Henrique Lage (7º Ano)
              18:30 às 21:00 horas - Lançamento
              CEJA (13 pessoas, 2º Ano)
              Aberto à comunidade
Local: Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa
Rua Nereu Ramos, 326, Térreo - Centro - Imbituba Maps: https://g.page/bibliotecapublicaimbituba

Lembrando que o valor do livro para os estudantes participantes será de R$ 30,00 reais. Durante o evento serão sorteados 02 livros para os alunos participantes.
     
O evento é realizado em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, via Superintendência de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte da Prefeitura de Imbituba.

 

Breve resumo da obra
Em Imbituba, nas madrugadas do inverno ou do verão, os peixes se entregavam às redes dos sonhos do pescador Vargas. E assim, toda manhã, por anos e anos, ele distribuía os peixes para toda a comunidade. Porém, numa noite nebulosa, o homem pescou um bichano diferente, era um peixe com escamas grandes e casca dura, era um peixe livro.

Seu Vargas não sabia ler e desconhecia os mistérios literários daquele peixe livro, por isso chamou o menino Nino, a única criança da cidade que conseguia ler, para ajudá-lo nessa aventura. Desta forma, inicia uma linda amizade. Um aprende os segredos das letras e o outro as maravilhas do mar.

A história se passa em Imbituba e é atravessada por diversos tempos: das canções de Dorival Caymmi, da revolução farroupilha, da caça às baleias, do tempo que não existia asfalto e nem televisão, do tempo que a Maria fumaça ainda passava e derrubava carvão pelas beiradas dos trilhos, do tempo que as pessoas ainda não sabiam fazer um bom fritado de literatura, seja poesia escalada, seja prosa em posta.
 

Fonte: Ailton Pereira Junior e equipe Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa WhatsApp: https://wa.me/message/VQ7CYGRSPRJOK1

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários